Vídeos mostram como aprimorar ensino e aprendizagem na área da saúde

O material é produzido pelo Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, e estará disponível para toda a comunidade no YouTube

 10/05/2021 - Publicado há 3 anos
Por
Desafio do projeto é traduzir conhecimento acadêmico em linguagem acessível – Foto: Freepik

.

A pandemia de covid-19 provocou mudanças em diversas profissões, como é o caso dos professores, que se reinventaram para garantir a continuidade da educação durante o fechamento das instituições de ensino. Com o objetivo de levar informações para docentes de todo o País, o Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino (CDDE) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP criou o projeto CDDE vai ao YouTube.

“A decisão de tornar público todo o material produzido pelo centro está em consonância com a missão da faculdade em comunicar-se com a sociedade disseminando novos conhecimentos e, ainda, atende ao desejo do centro em contribuir com a propagação de materiais baseados em produções acadêmicas atuais e respeitadas mundialmente na área de educação nas profissões da saúde”, conta o professor Valdes Roberto Bollela, da FMRP e coordenador do centro.

O projeto se desenvolverá por meio de publicações semanais no YouTube alternando conteúdos gravados e lives. Estão programados vídeos curtos (drops) com temáticas abordadas no Módulo Básico de Desenvolvimento Docente da FMRP-USP, que é um curso do CDDE sobre melhorias no processo de ensino e aprendizagem na graduação na área da saúde. A cada 15 dias, acontecerão lives de cerca de uma hora de duração com membros do centro ou convidados contando suas experiências, com a oportunidade aos presentes no chat ao vivo de enviarem seus comentários e dúvidas.

Para o professor Bollela, o principal desafio do projeto é traduzir conhecimento acadêmico em uma linguagem acessível para todos. “Os vídeos que serão produzidos terão a preocupação em passar o conhecimento em curto tempo e com termos acessíveis. Além de buscar estratégias para despertar a curiosidade das pessoas e estimular o consumo total dos conteúdos”, afirma.

Os interessados em acompanhar as atividades poderão se inscrever no canal para receber as notificações das publicações neste link. Em um dos vídeos mais recentes, o canal orienta como criar grupos de trabalho altamente eficientes. Confira abaixo:
.

.

Aprimoramento da prática docente

O CDDE, que tem como objetivo a promoção de capacitações para o aprimoramento dos professores da faculdade, realizou diversas ações sobre educação remota emergencial para os docentes da unidade.

Entre as iniciativas está o treinamento para o uso da plataforma Moodle e-Disciplinas da USP e para os recursos do pacote G Suite do Google. Outro destaque da atuação do CDDE durante a pandemia é a criação de diálogo para acolhimento das dificuldades dos professores com abertura para auxílio na solução dos desafios de forma rápida e fácil.

“Os treinamentos abordaram tanto aspectos voltados ao uso da tecnologia quanto os princípios pedagógicos essenciais que devem ser seguidos pelos professores para traduzir o que faziam nas suas aulas presenciais, antes da pandemia de covid-19, em um novo modelo on-line sem prejudicar a efetividade da aprendizagem”, completa o professor.

Confira o projeto no Canal do CDDE no YouTube: www.youtube.com/c/CDDE-FMRP-USP/playlists

Mais informações: cdde@fmrp.usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.