Vestibular para ingresso na USP em 2022 tem 110 mil inscritos pela Fuvest

Carreiras com maior procura são Medicina e Direito em São Paulo e Ribeirão Preto

 08/10/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 15/10/2021 as 12:12
Arte sobre foto/USP Imagens

.
O concurso para ingresso em 2022 na USP, realizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), totalizou 110.383 inscritos, considerando-se candidatos e treineiros (estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, mas que prestam a prova para testar conhecimentos). As inscrições para o concurso foram encerradas no último dia 1º de outubro.

Entre os inscritos, 101.026 concorrem às vagas e 9.357 são treineiros. As carreiras com o maior número total de inscritos são Medicina no campus de São Paulo, Direito nos campi de São Paulo e Ribeirão Preto e Medicina no campus de Ribeirão Preto.

Apesar da pandemia, entre os fatores que contribuíram para a procura pelo concurso vestibular 2022 está a ampliação de iniciativas da Universidade para estimular o diálogo com o público-alvo, como os programas USP e as Profissões e o Vem pra USP!, onde se destaca a Competição USP de Conhecimento (CUCo). Também foram concedidas 10.170 isenções de taxa do vestibular neste ano.

Para 2022, a USP oferecerá 11.147 vagas, das quais 8.211 destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest e 2.936 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu/Enem). Das vagas da Fuvest, 4.954 serão reservadas para candidatos na modalidade Ampla Concorrência, 2.169 vagas para candidatos egressos de escolas públicas (modalidade EP), e 1.088 para candidatos pretos, pardos e indígenas egressos de escolas públicas (EP/PPI).

No dia 2 de dezembro, a Fuvest vai divulgar as recomendações de biossegurança para o concurso e a divulgação dos locais de prova da primeira fase, que acontece no dia 12 de dezembro. A lista de convocados e locais de prova da segunda fase serão divulgados em 20 de dezembro.

Confira também: Candidatos ao vestibular 2022 da USP podem conferir relação candidato/vaga dos cursos
.

Leituras obrigatórias

O vestibular para ingresso na USP exige ao todo nove livros de leitura obrigatória que são representativos dos diferentes períodos das literaturas brasileira e portuguesa e integram o conteúdo da prova de Português.

Para ajudar no entendimento dessas obras, matérias especiais do Jornal da USP apresentam análises de especialistas em literatura. Confira os vídeos abaixo sobre os livros da Fuvest 2022:
.

Poemas Escolhidos – Gregório de Matos
Quincas Borba – Machado de Assis

.

Alguma Poesia – Carlos Drummond de Andrade
Angústia – Graciliano Ramos

.

Mensagem – Fernando Pessoa
Terra Sonâmbula – Mia Couto

.

Campo Geral – Guimarães Rosa
Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles

.

Nove Noites – Bernardo Carvalho

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.