USP vai sediar competição de ideias voltadas à cadeia do leite

São Carlos e Piracicaba estão entre os locais escolhidos para sediar etapas regionais do Ideas for Milk, uma competição voltada a estimular a criação, a aceleração e o investimento em startups que busquem soluções tecnológicas para o mercado lácteo

22/08/2016 - Publicado há 8 anos

Os campi da USP em São Carlos e Piracicaba estão entre os locais escolhidos para sediar etapas regionais do Ideas for Milk, uma competição voltada a estimular a criação, a aceleração e o investimento em startups que busquem soluções tecnológicas para o mercado lácteo.

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) são correalizadores da iniciativa, que é liderada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e tem o apoio de diversas empresas, aceleradoras e investidores-anjo.

O leite é produzido em 99% das cidades brasileiras por cerca de 1,3 milhão de produtores e transformado em uma centena de derivados lácteos pelas aproximadamente 2 mil indústrias do setor, que expandiu 78% nos últimos cinco anos e faturou R$ 60 bilhões somente em 2015. A dimensão gigantesca desse setor contrasta com a carência de soluções em softwares, aplicativos e hardwares que auxiliem nas atividades produtivas e viabilizem a tomada de decisões mais precisas. Aproximar professores, estudantes, pesquisadores, empreendedores, profissionais do mundo do leite e do mundo da tecnologia é uma das metas do Ideas for Milk, já que essa união poderá criar oportunidades para o desenvolvimento de negócios em conjunto.

20160822_IdeiasMilk

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 12 de outubro pelo site da competição. Podem participar equipes informais e startups já constituídas propondo soluções web, mobile ou em hardware e apresentando inovações em modelos de negócio, produtos, processos, serviços e tecnologias. As propostas devem ter foco nas grandes áreas temáticas do agronegócio do leite, como insumos agropecuários, logística de captação e distribuição do leite, indústria de laticínios, mercado e consumidores finais.

Palestras de lançamento

Com a intenção de explicar como vai funcionar o desafio, mostrar as oportunidades da cadeia do leite e esclarecer as possíveis dúvidas do público, estão sendo realizadas palestras desde julho nas cidades-sede. Em São Carlos, a palestra acontece nesta quinta-feira, dia 25 de agosto, no auditório Sérgio Mascarenhas do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP. A palestra na Esalq ainda não tem data agendada.

Nos eventos, os participantes serão informados sobre as três etapas que compõem o Ideas for Milk. A primeira fase é local e vai selecionar as cinco melhores ideias inscritas em cada uma das oito cidades-sede: São Carlos, Belo Horizonte, Campinas, Juiz de Fora, Lavras, Piracicaba, Porto Alegre e Viçosa. Essas cinco melhores propostas participarão da segunda fase do desafio, as finais locais, em que será definido o ganhador de cada cidade. As oito ideias finalistas participarão da final nacional, em Brasília, no dia 14 de dezembro.

Em todo o Brasil, dez universidades participam da iniciativa como correalizadoras e foram selecionadas por se destacarem nas áreas de ciências agrárias e tecnologias da informação e comunicação (TIC). A Embrapa Gado de Leite lidera a iniciativa com três unidades: Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Instrumentação e Departamento de Tecnologia da Informação.

Com informações da Assessoria de Comunicação ICMC

Mais informações: email cnpgl.ideasformilk@embrapa.br