USP tem inscrições para mestrado profissional em matemática, estatística e computação

Aproximar setor produtivo, governos e universidade é um dos objetivos do mestrado promovido pela USP em São Carlos; curso oferece 15 vagas e está com inscrições abertas

 05/04/2021 - Publicado há 8 meses  Atualizado: 06/04/2021 as 20:20
Formação multidisciplinar permite atuar em Ciência de Dados – Foto: 123RF

.

A ciência de dados é o assunto do momento. As novas fontes de dados combinadas com técnicas de análise e processamento vêm revolucionando áreas como medicina, governança e agricultura. A principal responsável por essa transformação é a ciência de dados, um campo multidisciplinar que combina técnicas estatísticas, mineração de dados, álgebra linear aplicada, inteligência computacional e muitas outras áreas, com o intuito de extrair conhecimentos valiosos a partir de informações coletadas por dispositivos como câmeras de vigilância, radares e sensores embutidos em tablets e smartphones.

Embora diversos grupos de pesquisa no Brasil estejam se especializando em ciência de dados, poucos são os cursos de pós-graduação dedicados ao tema. Uma das exceções é o Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (Mecai), que está com inscrições abertas até o dia 30 de abril para os interessados em ocupar uma das 15 vagas oferecidas na ênfase em ciência de dados.

Gratuito, o Mecai é uma iniciativa do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, que criou o programa em 2014 de forma pioneira. O profissional formado por meio desse programa de pós-graduação stricto sensu recebe capacitação para atuar em diversas áreas, pois as habilidades estimuladas durante o mestrado profissional perpassam todo o campo multidisciplinar da ciência de dados.

O objetivo principal é fornecer aos alunos uma sólida formação em matemática, estatística e computação, buscando atender às demandas do setor produtivo. O intuito é, também, fomentar avanços tecnológicos e desenvolvimento de produtos, tornando empresas e setores governamentais mais competitivos e reconhecidos internacionalmente.

Para participar do processo seletivo, basta acessar o formulário disponível neste link. Podem participar do processo seletivo candidatos que tenham concluído, até a data de matrícula, cursos de graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Matemática, Estatística ou áreas afins. Também é preciso estar atuando no mercado de trabalho ou comprovar dois anos de atividade profissional. A classificação será feita com base em três critérios: análise da formação acadêmica, do curriculum vitae e do projeto de pesquisa.

O Mecai é vinculado, ainda, ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a Fapesp.

Pós-graduação na USP em São Carlos

Os programas de pós-graduação do ICMC estão entre os melhores do País, tendo formado um número expressivo de mestres e doutores que hoje ocupam posições em prestigiadas empresas e em unidades de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. Além do Mecai, o ICMC oferece o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), resultado de uma parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Há, ainda, três programas que oferecem mestrado e doutorado stricto sensu: o Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional; o Programa de Pós-Graduação em Matemática; e o Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs), oferecido em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O instituto disponibiliza, também, diversas opções de pós-graduação lato sensu a distância.

Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.