.
Uma parceria entre o Museu Candido Portinari e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) vai financiar a participação de professores, pesquisadores, alunos (graduação e pós) e servidores da Universidade no II Simpósio Nacional Candido Portinari. O evento será realizado entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, na cidade de Brodowski, em São Paulo, com apresentação de painéis ou trabalhos orais. As inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de novembro pelo formulário on-line neste link.
Serão selecionados cinco trabalhos orais e dez painéis e cada proponente poderá inscrever apenas um trabalho. A PRCEU custeará as despesas com hospedagem, transporte, alimentação e confecção de banner. Os alunos de graduação e pós-graduação participantes vão receber R$ 150,00 por dia e servidores técnicos e administrativos recebem até três diárias para custear despesas durante o evento. Confira todos os detalhes aqui.
O simpósio tem como tema As Experiências e os Direitos das Infâncias na Obra de Cândido Portinari e os trabalhos orais e painéis devem considerar os eixos temáticos:
- Representações Artísticas da Infância: como Portinari retratou as infâncias em suas pinturas e como essas representações evoluíram ao longo de sua carreira
- Contexto Histórico e Cultural: como o contexto social e histórico em que viveu Portinari influenciou sua visão das crianças
- Direitos das Infâncias: como a obra de Portinari pode ser fonte de inspiração para promover os direitos das crianças no mundo contemporâneo
- Diálogos Interdisciplinares: como as diversas disciplinas (arte, música, literatura, educação etc.) podem colaborar para uma compreensão mais abrangente das infâncias na obra de Portinari
As propostas enviadas serão analisadas por uma comissão de avaliação no período de 9 a 14 de novembro. A divulgação dos contemplados será no dia 16 de novembro no site da PRCEU.
Análise crítica da obra do artista
O II Simpósio Nacional Candido Portinari tem como principal objetivo aprofundar a análise crítica e a pesquisa relacionada à vida e à obra do artista. O evento vai contar com palestras de especialistas nas áreas de Artes, Educação, Direito e Música, mesas-redondas temáticas, apresentações de pesquisas inéditas, oficinas e programação cultural.
Também haverá, no dia 2 de dezembro, uma visita técnica à Igreja Matriz do Senhor do Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais, onde Portinari foi batizado e pintou em 1954 um conjunto de quadros para as capelas laterais e a nave da igreja. O conjunto corresponde a 14 quadros representando a Via Sacra, além de cinco quadros do Bom Jesus da Cana Verde, quatro de Nossa Senhora de Aparecida e cinco invocando cenas bíblicas. Em 1975, as telas tombadas foram restauradas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).
O Museu Candido Portinari fica na Praça Candido Portinari, 298, na cidade de Brodowski, em São Paulo. Para saber mais acesse a página do museu e para visitar o evento acesse a Plataforma Sympla.
Confira a chamada completa para a comunidade USP neste link (arquivo em PDF) e para inscrever seu trabalho clique aqui.