Estudantes na Semana de Recepção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

USP recepciona novos alunos em semana com atividades de integração

Com o tema "Bem-vindos ao Inesquecível", Semana de Recepção aos Calouros da USP de 2023 promove até o dia 17 de março atividades sociais, esportivas e culturais entre os alunos da Universidade

 13/03/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 22/02/2024 as 18:29

Uma semana inteira de atividades sociais, esportivas e culturais, reuniões com estudantes e familiares, apresentação dos cursos e das diversas áreas da Universidade marcou o início do ano letivo nesta segunda, dia 13 de março, e vai até o dia 17 de março em todos os campi da USP. Os eventos são organizados pelas Comissões de Graduação das unidades, por seus Centros Acadêmicos e Atléticas.

A semana conta com a chegada de pouco mais de 11 mil estudantes que ingressaram pelo vestibular da Fuvest e pelo novo processo seletivo Enem USP, que classifica os alunos de acordo com a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que substituiu a seleção pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). É a segunda recepção presencial após três anos de pandemia de covid-19 e, neste ano, além dos eventos acadêmicos, conta com campanhas de doação de sangue, de arrecadação de alimentos, de absorventes e outras ações sociais, como a pintura colaborativa de escolas públicas.

“A Semana de Recepção aos Calouros é a porta de entrada na Universidade, é o momento de acolhimento dos novos alunos e, por isso, é extremamente importante para que eles possam se sentir pertencentes. Nossos graduados são a grande vitrine da USP, é pela graduação – mais do que pela pesquisa ou pela extensão –que a sociedade compreende a função da Universidade”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior na premiação da melhor Semana de Recepção de 2022, realizada no mês de setembro do ano passado. Ele gravou uma mensagem em vídeo para os calouros de 2023, disponível clicando aqui.

Ação solidária: doação de sangue na Semana de Recepção aos Calouros da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e doação de cabelo na Escola Politécnica - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Para receber os novos alunos, a campanha “Bem-vindos ao inesquecível” estará em cartazes, totens, banners e faixas espalhadas pelos campi. Ela foi criada por alunos do curso de Publicidade da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, sob a coordenação do professor Heliodoro Teixeira Filho, mais conhecido como Dorinho. São peças criadas para os novos alunos se sentirem acolhidos, para transmitir os valores cultivados pela Universidade (humanismo, excelência, universalismo e solidariedade) e também para divulgar o Disque-Trote. É possível ver algumas peças da campanha neste link.

“Quando recebemos o desafio de criar uma campanha de recepção, pensamos sobre as nossas experiências dentro da USP e enquanto contávamos nossas histórias percebemos como elas eram únicas. Intercâmbio, atlética, iniciação científica e empresa júnior foram algumas das experiências que passamos e notamos elas tinham uma coisa em comum: eram inesquecíveis”, explicam Caroline Barros e Gabriela Yuri, alunas de publicidade e integrantes do grupo que criou a campanha. Também participaram Eduardo Biscoula, Hamine Frota e Leticia Trindade.  “Nosso objetivo era mostrar para quem acabou de chegar que esse é só o primeiro passo inesquecível dos muitos que eles vão viver aqui e desejar que todos sejam protagonistas para viver intensamente a experiência uspiana desde o início, afinal de contas, o inesquecível começa agora”, completam.

campanha_calouros_2023_cartaz5
campanha_calouros_2023_cartaz3_
campanha_calouros_2023_cartaz4

Campanha estará em todos os campi para receber os calouros - Fotos: Divulgação/PRG

O trote é proibido na USP desde 1999 e o número 0800-012-1090 está disponível de segunda a sexta, das 9 às 21 horas, para os calouros que se sentirem vítimas de agressão ou constrangimento, dentro ou fora do âmbito da Universidade. Também é possível denunciar pelo e-mail disquetrote@usp.br e pelo aplicativo disponível na Google Play e na APP Store.

Além dos materiais da campanha, os alunos ingressantes receberam um kit que inclui canecas duráveis personalizadas para utilização no ambiente universitário. A iniciativa foi promovida pela Pró-Reitoria de Graduação em parceria com a Superintendência de Gestão Ambiental e seu Programa USP Recicla, com o objetivo de adotar padrões sustentáveis e promover a educação ambiental nas atividades da USP.

Recepção aos calouros nos campi universitários

Recepção conjunta no campus de São Carlos - Foto: Divulgação/EESC

Estudantes na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas no campus Butantã, em São Paulo - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Calouros na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, no campus da capital - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Recepção no campus de Bauru - Foto: Divulgação

Atividades na Escola de Engenharia de Lorena - Foto: Divulgação

Atividades na Escola de Engenharia de São Carlos - Foto: Divulgação/EESC

Palestra na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - Foto: Divulgação/FEARP

Grupo de ingressantes do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas - Foto: Divulgação

Recepção aos Calouros na Faculdade de Saúde Pública, na capital paulista- Foto: Divulgação/Instagram FSP

Ingressantes na Faculdade de Direito do Largo São Francisco - Foto: Divulgação/Instagram FD

Dicas de integração à vida universitária

Confira as orientações do
Manual do Calouro

Disponível on-line neste link, o manual traz vários serviços, oportunidades e procedimentos que envolvem a vida acadêmica.  Há orientações para participação em intercâmbios acadêmicos, atividades esportivas e culturais. Também aborda possibilidades de bolsas de apoio estudantil e como promover a saúde mental.

Participe dos eventos da Semana de Recepção

Os eventos na Universidade são momentos importantes para conhecer pessoas e fazer novos amigos. A Semana de Recepção, com suas várias atividades, é a primeira oportunidade de contato. Confira quais são as atividades da sua unidade e aproveite.

Conheça os grupos
da sua unidade

Atlética, Centro Acadêmico, Coletivos, Empresa Júnior, além de grupos de música e de leitura. Há muitas oportunidades para você se integrar a um grupo de afinidade. Converse com os veteranos e saiba quais grupos existem na sua unidade.

Frequente a vida cultural que a Universidade oferece

Há amplas possibilidades para formação cultural dos alunos da USP, por meio dos museus e institutos de artes, de literatura e de ciências, do teatro, da música orquestral e coral, além do cinema da Universidade. Acompanhe a programação e exposições on-line pelo site e redes sociais destes órgãos da USP.

Acompanhe as mídias da USP

O Jornal da USP, a Rádio USP e o Canal USP divulgam assuntos relacionados à própria USP e abordam temas de interesse de toda a sociedade, por meio de análises, artigos e entrevistas de especialistas da Universidade. Cadastre-se no jornal e nas redes sociais para receber informações diárias: Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin.

Siga a PRG e a PRIP

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) é o canal oficial da Universidade para os avisos e comunicados relacionados às atividades de graduação: acesse prg.usp.br e siga o Instagram da PRGA Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) divulga também diversas oportunidades para dar assistência aos estudantes: confira o site prip.usp.br e siga o Instagram e Facebook.

Baixe os aplicativos

Disponíveis na Google Play e APP Store

Campus USP

Ocorrências / emergências

e-Card USP

Carteirinha Digital

Cardápio+ USP

Restaurantes Universitários

Guia USP

Mapas dos campi

Jornal da USP

Notícias e Rádio USP

Bibliotecas USP

Acervos

Entreartes

Atividades Culturais

Disque-Trote

Auxílio aos Calouros


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.