USP promove debate sobre descarbonização em evento paralelo à COP 27, no Egito

Organizado pela Superintendência de Gestão Ambiental da USP em parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, evento pretende ampliar o diálogo entre o Brasil e outros países no enfrentamento às mudanças climáticas

10/11/2022 - Publicado há 1 ano
USP participa de evento paralelo durante a COP 27, no Egito – Foto: Divulgação/COP27 ONU

.
Num evento paralelo à 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), a Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP realizará nos dias 11 e 14 de novembro, em parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), um debate sobre descarbonização no seminário Side Event – COP 27, Cairo and Sharm El Sheikh – Advancing Corporate Decarbonization: public and private and synergies and future regulatory frameworks.

O evento acontece no Cairo, Egito, onde está sendo realizada a COP 27, e contará com a participação de representações do Brasil, do Egito e de outros países, de instituições públicas, empresas, representações de terceiro setor, universidades e Legislativo. O objetivo é ampliar a comunicação dos esforços brasileiros no alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e fortalecer canais de diálogos internacionais entre atores-chave no enfrentamento das mudanças climáticas.

Haverá a apresentação de estudos de caso do Brasil, feita por representantes dos setores público, privado e da academia, todos trazendo as contribuições destes setores para a descarbonificação da economia brasileira.

Na programação do dia 11 de novembro, sexta-feira, entre os vários palestrantes, participam pela USP Patrícia Iglecias, Tadeu Malheiros, Tamara Gomes e Fernanda Brando. Os temas são:

• The challenge of reducing greenhouse gases and the contribution of new technologies
  • The role of universities in fostering the climate agenda
  • The contribution os urban and protected areas resignification to climate change agenda
  • Carbon Marke and energy transition

No dia 14 de novembro, segunda-feira, os participantes vão discutir iniciativas de descarbonização com o tema Versatillity and complementarity: the low carbon renewable energy sources contribution to decarbonization. Neste dia, o pesquisador da USP Paulo Artaxo abordará a questão das mudanças climáticas em Challenges and opportunities to combat climate change.

Depois, estudos de caso de sucesso na agenda climática serão apresentados por instituições e empresas como Toyota, Tetra Pak, Sinditextil, CPFL Energia e OAB-SP, entre outros.

Para saber mais sobre o evento acesse este link.
.