USP participa da sétima edição da Semana Nacional de Arquivos

Com o tema “Territórios de Vidas” e programação intensa, evento será realizado até 9 de junho, com entrada gratuita

 02/06/2023 - Publicado há 11 meses
Instituto de Estudos Brasileiros da USP participa da Semana Nacional de Arquivos – Foto: Divulgação/IEB

.
O Arquivo Nacional do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos está promovendo, de 2 a 9 de junho, a 7ª Semana Nacional de Arquivos, com uma programação que reúne eventos culturais e acadêmicos em instituições arquivísticas de todo o País, incluindo unidades da USP, como o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e a Faculdade de Saúde Pública. Com o tema 
Arquivos – Territórios de Vidas, o evento busca estimular reflexões e inspirar debates sobre ações e práticas arquivísticas em diálogo com acadêmicos, profissionais de diferentes áreas, representantes de instituições e sociedade em geral. Acesse a programação completa neste link. A entrada é gratuita em todos os eventos. 

Tradicionalmente, o evento tem como referência o dia 9 de junho, Dia Internacional dos Arquivos, proclamado na Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (International Council on Archives – ICA), em 2007, e fundamenta-se na data de criação do próprio ICA pela Unesco, em 1948. Em 2023, o Conselho Internacional de Arquivos completará 75 anos de existência, sendo este o tema da Semana Internacional de Arquivos. À luz dessa inspiração, a edição brasileira adota a temática Arquivos – Territórios de Vidas, no intuito de fortalecer perspectivas e demandas sobre o fazer arquivístico que têm ganho relevo em nosso país. 

“Arquivos são instituições responsáveis pela preservação, a guarda, o acesso e a difusão de registros de vidas de diferentes épocas. Essas ações estratégicas são desempenhadas por pessoas que, no exercício de seus ofícios, contribuem cotidianamente para que a relevância do vivido no passado siga ativa no presente e no futuro. Estamos diante de potentes expressões de diversidade e pluralidade que precisam ser reconhecidas e valorizadas por amplos setores de nossa sociedade. Disso depende, até mesmo, a garantia da existência dos arquivos, sejam eles públicos ou privados”, como está descrito na página do evento. 

Valorizando as boas práticas

Segundo as boas práticas recomendadas pelo ICA, são propostas reflexões a partir de perguntas que circundam o cotidiano: Os arquivos refletem a diversidade dos sujeitos e das culturas que dão forma à nossa sociedade e à nossa história? Quem tem e como se dá o acesso aos arquivos? Os conceitos e linguagens aplicados para descrever, contextualizar e organizar os documentos estão orientados à promoção da inclusão e da cidadania das/os brasileiras/os? O que nos cabe fazer para que os procedimentos arquivísticos estejam cada vez mais voltados à formação de arquivos plurais, capazes de estimular a desnaturalização de desigualdades? Como essas dimensões se relacionam com o papel gerencial e técnico dos arquivos para a administração pública? Essas questões serão debatidas durante a 7ª Semana Nacional de Arquivos. Veja abaixo a programação dos participantes da USP. 

Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) 

IEBinário IEB na 7ª Semana Nacional de Arquivos, dia 6 de junho, das 14h às 17h, no canal do Youtube

Durante a realização da Semana, o IEB trabalhará sobre a seguinte proposição formulada pelo Arquivo Nacional: “O que nos cabe fazer para que os procedimentos arquivísticos estejam cada vez mais voltados à formação de arquivos plurais, capazes de estimular a desnaturalização de desigualdades?”.

Serão realizadas duas mesas-redondas apresentando os projetos Música, Literatura e Cultura no Fichário Analítico de Mário de Andrade: uma introdução à história do Modernismo e Imprensa Negra Paulista no acervo do IEB – fase II Catalogação de exemplares dos jornais A Liberdade (1919) e Getulino (1923); além de ser apresentado o projeto Manuel Correia de Andrade, que inclui a produção de um vídeo que convidará as pessoas a conhecerem melhor os protocolos de conservação preventiva que está sendo realizada pelos membros do projeto, junto ao fundo de Manuel Correia de Andrade (informações aqui).

Com a participação de Marcos Moraes, Tatiana Longo Figueiredo, Telê Porto Ancona Lopez, Elisabete Marin Ribas, Karoliny Borges, Eduardo Macena, Lorena Improta e Flávia Toni. Mais informações neste link

Faculdade de Saúde Pública – Centro de Memória
Av. Dr. Arnaldo, 715, Perdizes                                  

De 3 a 30 de junho, acontece a campanha virtual Conheça o Centro de Memória da FSP-USP e seu arquivo, com o objetivo de tornar conhecido da comunidade de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos, assim como de interessados externos, o acervo do CM que contempla uma documentação histórica importante sobre a história da saúde pública em São Paulo e Brasil.         

Dia 6 de junho, às 16h, lançamento virtual do podcast Memórias da Saúde, produzido pela equipe do Centro de Memória – FSP e discentes da graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Saúde Pública

Dia 7 de junho, às 18h, presencial – palestra que dá início ao Ciclo de Seminários sobre Acervos da Saúde, presencial na FSP 

Arquivo Público e Histórico da Fundação Pró-Memória de São Carlos
Praça Antônio Prado s/nº, Estação Cultura, Centro

Dia 5 de junho, às 10h 

Palestra virtual Os conservadores fotográficos emergentes da década de 2020, com Millard Schisler, gestor de Acervo do Instituto Moreira Salles, propondo uma área adicional de atuação para os conservadores emergentes. Este evento é resultado do projeto Preservação de Fotografias Nativo-Digitais, de Schisler, um dos cinco selecionados no primeiro edital da Bolsa Funarte de estímulo à Conservação Fotográfica Solange Zúñiga (informações no site). Link da inscrição.

Dia 6 de junho, às 10h – Presencial 

Palestra A Licenciatura e a escrita de si, com Elly Rozo Ferrari (educadora, Serviço de Arquivo do IEB-USP). Sendo o Instituto de Estudos Brasileiros da USP responsável pela salvaguarda de acervos pessoais, uma das formas de extroversão desses acervos é propiciar ações educativas significativas para a sociedade. Com as mudanças presenciadas em todos os campos do saber, uma área que merece atenção é a dos estágios obrigatórios que complementam os cursos de licenciatura. Assim, serão apresentadas algumas ações/reflexões acerca da utilização da escrita de si como prática formativa dos(das) licenciandos(as) tecendo conexões com os acervos e as práticas arquivísticas. Link pela inscrição.

Dia 7 de junho, às 15h – Presencial

Roda de Leitura aberta à comunidade, com o tema Territórios de Vida. Os participantes poderão trazer textos próprios ou de outros autores, fotos e documentos pessoais para serem apresentados e compartilhados sobre suas histórias de vida. Com Jéssica Mayara Rodrigues dos Santos, agente de Educação Patrimonial da FPMSC e Museu de São Carlos, e Aline Ulrich, documentalista da FPMSC , especialista em Arquivologia pelo IEB-ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP e mestre em Historiografia Literária pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Link da inscrição


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.