USP oferece subsídios para que estudantes mantenham atividades a distância

Edmund Baracat esclarece que, desde o início da quarentena, atividades remotas transcorrem normalmente, e garante período de reposição de aulas

 07/04/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 11/05/2020 as 12:30
Logo da Rádio USP

Diante da epidemia da covid-19, a nova realidade para a Universidade é o ensino a distância. Mas como as atividades da graduação estão acontecendo? Como os institutos e professores estão se comportando para atingir as atividades programadas para este ano letivo? É o que conta o professor Edmund Baracat, pró-reitor de Graduação da USP, ao Jornal da USP no Ar

“Desde 17 de março, quando as atividades presenciais foram suspensas, estimulamos e recomendamos às unidades em geral da USP que fizessem uso de atividades remotas, por meio das tecnologias disponíveis na Universidade”, comenta Baracat. A recomendação também foi de que houvesse estudos dirigidos e interação entre docentes e estudantes. 

Edmund Baracat – – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Salvo algumas unidades, essas atividades estão sendo usadas em quase sua totalidade. “Cerca de 90% das disciplinas deste semestre estão sendo oferecidas a distância – o conteúdo teórico, é claro”, aponta o professor. Sobre as atividades práticas e experimentais, Baracat explica que, no período de reposição, que acontecerá posteriormente, haverá não só “dedicação de complemento das atividades teóricas, mas também de realização das atividades práticas”. 

Segundo o pró-reitor, a USP receberá, nesta semana, chips e modems, que podem ser adaptados a celulares e computadores, para serem distribuídos a estudantes sem acesso a esses equipamentos. “Alunos que residem em moradias estudantis da Universidade receberão e os que não residem, mas tenham critérios socioeconômicos bem definidos, por Comissão de Graduação, irão receber também”, explica Baracat. 

Assim como as outras atividades, as avaliações podem ser feitas a distância, por meio de ferramentas e plataformas oferecidas pela Universidade. “Agradeço aos estudantes por estarem se adaptando, mesmo muitas vezes não dispondo de recursos para o acesso à internet. A Reitoria, junto às Pró-Reitorias e à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), não mediu esforços para que esse acesso fosse garantido”, finaliza Baracat.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.