USP oferece mestrado profissional em entomologia em saúde pública

Inscrições devem ser realizadas de 10 de julho a 18 de agosto

 26/06/2017 - Publicado há 7 anos
Tópicos do curso incluem identificação taxonômica, bioecologia e controle de artrópodes de interesse em saúde pública – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP está com processo seletivo aberto para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Entomologia em Saúde Pública – Mestrado Profissional em 2018.

O programa objetiva oferecer condições aos estudantes para a aquisição de conhecimentos sobre a identificação taxonômica, bioecologia e controle de artrópodes de interesse em saúde pública, bem como sobre o papel desses organismos na epidemiologia das doenças em que participam, para atuarem como lideranças e multiplicadores do conhecimento junto às instituições de ensino ou nos serviços de controle de vetores.

O curso apresenta duas linhas de pesquisa científico-tecnológicas:

  • Taxonomia e Bioecologia de artrópodes de interesse em saúde pública:  tem como objetivo aprimorar conhecimento sobre identificação das espécies com uma abordagem integrativa usando caracteres da morfologia, morfometria e técnicas moleculares; distribuição espacial das espécies, biodiversidade, ecologia de populações, infecção por patógenos e estudos da capacidade e competência vetorial. Principais grupos de interesse entre vetores: insetos – Culicidae (malária, arboviroses, filarioses), Phlebotominae (leishmanioses tegumentar e visceral) e Triatominae (doença de Chagas), e carrapatos (febre maculosa, Lyme-simile e erlichiose).
  • Epidemiologia e Controle das doenças veiculadas por artrópodes: o objetivo é desenvolver estudos sobre a análise de morbi-mortalidade de doenças veiculadas por artrópodes; análise da distribuição espacial dos casos e dos vetores; vigilância entomológica e manejo integrado de vetores.

As inscrições devem ser realizadas de 10 de julho a 18 de agosto. Mais informações sobre o processo seletivo devem ser consultadas no edital e na página do programa.

Com informações da Assessoria de Comunicação da FSP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.