USP oferece mais de 100 disciplinas empreendedoras para seus alunos

Guia organizado pelo Núcleo de Empreendedorismo da USP oferece um panorama de disciplinas disponíveis em diversos institutos de todos os campi; lista auxilia estudantes que buscam optativas na última interação de matrícula para o 1º semestre

 26/01/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 31/01/2022 as 15:38

Procurando disciplinas optativas para cursar no 1º semestre? O Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU) organizou um guia com mais de 100 disciplinas voltadas ao empreendedorismo e inovação. O conteúdo reúne as matérias oferecidas em diversos institutos, faculdades e campi da USP aos estudantes já matriculados. O objetivo é fornecer um panorama de opções aos estudantes que desejam empreender de alguma maneira, seja criando seus próprios negócios inovadores, iniciativas de impacto social, trabalhando em startups ou até mesmo inovando dentro de grandes empresas.

A lista é dividida em duas partes e destaca algumas disciplinas. Na primeira parte, o NEU selecionou disciplinas voltadas para a criação de startups, que serão realizadas no primeiro semestre deste ano. “Fizemos isso porque a última interação de matrícula para o 1º semestre de 2022 já começou e vai apenas até o dia 30/01”, ressaltou José Carlos Junior, da equipe de marketing do NEU.
.

Acesse a lista de Disciplinas Empreendedoras oferecidas pela USP clicando sobre a imagem

.

A segunda parte da lista apresenta dezenas de disciplinas em planilhas, segmentadas por institutos. Para acessar o conteúdo de determinado instituto da Universidade, basta baixar a lista como PDF e clicar nos nomes dos institutos disponíveis no sumário. São disciplinas oferecidas por unidades de todas as áreas do saber, como matemática, engenharia, comunicação, arquitetura, ciências humanas, biomédicas, direito e mais, além de indicações de disciplinas empreendedoras nos campi do interior do Estado, como São Carlos, Piracicaba e Ribeirão Preto.

O material também orienta os alunos de forma mais ampla sobre as disciplinas, indicando formas de obter avaliação de outros estudantes em cada disciplina e disponibilizando uma biblioteca de conteúdos e um mural de vagas.

Núcleo de Empreendedorismo

Voltado a estudantes, o Núcleo de Empreendedorismo da USP busca fomentar a cultura de startups na Universidade. A instituição é apoiada por pesquisadores, instituições da USP e professores, com a missão de ajudar alunos, alunas e ex-estudantes da USP a começar suas startups ou trabalhar em startups já existentes. Confira algumas das iniciativas do NEU:

Biblioteca de Conteúdos:
A biblioteca de conteúdos do NEU reúne uma série de referências para estudantes da USP interessados em empreendedorismo, como conteúdos da maior aceleradora do mundo, de fundadores de unicórnios e do próprio NEU. Lá você também confere o Mural de Vagas em Startups e outras oportunidades: bit.ly/BibliotecadeconteúdosNEU

Lab EAD:
Encontrar conteúdos de qualidade sobre startups já não é uma tarefa fácil. Agora, conteúdos que permitem a aceleração de uma startup do zero, é mais difícil ainda. O Lab EAD, um compilado de conteúdos on-line e gratuito do NEU, tem essa proposta. Contendo conteúdos exclusivos do NEU (como workshops dos últimos dois anos de programas de aceleração), o Lab EAD traz videoaulas, textos e atividades que compõem um guia de criação de startups. Acesse agora o site: https://bit.ly/LabeadNEU

Coursera:
A coletânea de cursos no Coursera voltados a empreendedorismo e competências necessárias para o mercado de trabalho é uma ótima oportunidade de se capacitar. O NEU desenvolveu seis cursos em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, com uma variedade de conteúdos feitos por professores e empreendedores, conteúdos extras para aprofundamento, recomendações de leitura, atividades que serão corrigidas, entre outras vantagens. Clique aqui para conferir os cursos disponíveis: https://bit.ly/cursosNEUCoursera

Acompanhe o NEU:
https://www.uspempreende.org

https://www.facebook.com/uspempreende

https://www.instagram.com/uspempreende

https://www.linkedin.com/company/uspempreende

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.