USP oferece curso de botânica para professores da educação básica

Inscrições devem ser realizadas até o dia 3 de março; curso é realizado no Instituto de Biociências da USP, em São Paulo

15/01/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 16/01/2023 as 14:28
Curso de extensão voltado a professores ativos ajuda a desmistificar o ensino da botânica – Foto: Freepik

.
O Instituto de Biociências (IB) da USP, em São Paulo, está oferecendo um curso de botânica voltado para professores de biologia e ciências da educação básica. O Botânica no cotidiano 2023 pretende desmistificar o ensino desse campo da biologia por meio de uma abordagem atualizada e contextualizada e estimular os professores no desenvolvimento de estratégias didáticas para atuar em sala de aula.

A inscrição custa R$ 150 e deve ser realizada até o dia 3 de março em duas etapas: primeiro pelo Sistema Apolo (selecionando o Instituto de Biociências) e depois pelo formulário on-line neste link.

Os temas abordados durante o curso serão: sistemática filogenética, algas marinhas, morfologia e anatomia de angiospermas, confecção de laminário, morfologia floral, desenvolvimento de flores e frutos, ciclos de vida das embriófitas, OGMs e transgênicos, e usos e aplicações das plantas pelo homem..

A carga horária é de 60 horas, com aulas às segundas-feiras, das 18 às 21 horas, de 3 de abril a 26 de junho. O local do curso é o Centro Didático do Instituto de Biociências (IB) da USP, na Rua do Matão, 303, Cidade Universitária, São Paulo.

Os participantes serão avaliados através da frequência nas aulas (mínimo 75%), execução e entrega dos estudos dirigidos, entrega de resenha e participação nas atividades a distância e presenciais.  Serão realizadas excursões em dois sábados.

Serão selecionados professores ativos de ciências e/ou biologia, com prioridade para professores que atuam exclusivamente na rede pública de ensino. Também será levado em conta a representatividade étnico-racial, de gênero e sócio econômica. Será obrigatória apresentação de comprovante de vacinação contra a covid-19.

O curso será ministrado pelas professoras do IB, Deborah Yara Alves Cursino dos Santos e Fanly Fungyi Chow Ho.

Mais informações: (11) 3091-8088; e-mail ccex@ib.usp.br