USP lança repositório de materiais educativos sobre HIV e Aids

Plataforma digital disponibiliza vídeos, planos de aula, pesquisas e artigos científicos em português, espanhol e inglês

19/10/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 24/05/2022 as 9:53
Iniciativa procura combater a desinformação em relação ao HIV e à Aids – Arte sobre foto/Pexels

.

O Programa USP Diversidade lançou uma plataforma digital que reúne uma vasta coleção de materiais educativos, pesquisas e documentos sobre educação, saúde, diversidade, HIV, Aids, sexualidade, direitos humanos e inclusão. O novo Repositório de Educação em Saúde, HIV/Aids e Diversidade disponibiliza para livre consulta e download desde vídeos e planos de aula para professores de ensino fundamental e médio que queiram trabalhar com os estudantes temas relacionados aos direitos reprodutivos e à prevenção ao HIV e às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), até artigos científicos e estatísticas recentes.

O Repositório nasceu de uma parceria da USP com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e tem como objetivo o combate à desinformação, que ainda hoje é um dos principais obstáculos para a prevenção, tratamento e cuidado do HIV/Aids.

Segundo um relatório do Unaids divulgado em julho, 21% das novas infecções por HIV na América Latina em 2019 aconteceram em pessoas entre 15 e 24 anos. “Falar sobre HIV na juventude é necessário para que essa porcentagem diminua nos próximos anos e que possamos acabar com a epidemia da Aids como ameaça à saúde pública até 2030”, afirma Claudia Velasquez, diretora e representante do Unaids no Brasil.

O projeto é liderado pela professora Ana Paula Morais Fernandes, coordenadora do Programa USP Diversidade, ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Ana Paula Morais Fernandes, coordenadora do USP Diversidade – Foto: Arquivo Pessoal

“A diversidade promove o desenvolvimento de talentos, perspectivas e experiências que constroem uma sociedade mais inovadora, próspera e inclusiva. Neste contexto, a universidade tem o potencial de gerar e de disseminar conhecimentos, ideias e informações corretas e seguras que corroboram o desenvolvimento social. Assim, este Repositório tem o papel de reunir, oferecer, disseminar e possibilitar o acesso de informações confiáveis para serem utilizadas em pesquisas, educação e formação cidadã”, afirma a professora.

A iniciativa do Repositório de Educação em Saúde, HIV/Aids e Diversidade está alinhada com três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030: 3. Boa saúde e bem-estar; 4. Educação de qualidade; e 5. Igualdade de gênero. Além do conteúdo em português, o Repositório disponibiliza materiais em inglês e espanhol.

Para consultar o Repositório, basta acessar o site extensao.usp.br/repositorio-uspdiversidade. É possível sugerir materiais ou deixar feedbacks pelo e-mail diversidade@usp.br.

Confira o vídeo de apresentação do Repositório de Educação em Saúde, HIV/Aids e Diversidade:

.

Com informações da Divisão de Comunicação Institucional da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP

Rádio USP

Ouça a entrevista no Jornal da USP no Ar, (20), na Rádio USP, da professora Ana Paula Morais Fernandes, da Escola de Enfermagem (EERP) de Ribeirão Preto da USP, coordenadora do Programa USP Diversidade

Logo da Rádio USP