USP em São Carlos promove maratona on-line de criação de jogos aberta ao público

A Global Game Jam acontecerá de 28 a 30 de janeiro de forma remota quando os participantes precisam desenvolver o protótipo de um jogo em apenas 48 horas

 21/01/2022 - Publicado há 2 anos
A primeira edição da Global Game Jam aconteceu em 2009 e o recorde de participantes foi alcançado em 2020, quando mais de 48 mil pessoas se engajaram na iniciativa para desenvolver 9,6 mil jogos – Foto: Reinaldo Mizutani / ICMC

.
Mais de 6,3 mil jogos foram criados por 28,8 mil pessoas de 104 países em uma das 585 sedes da Global Game Jam, a maior maratona de desenvolvimento de jogos do mundo. Esses números alcançados na última edição do evento devem se ampliar este ano, e qualquer pessoa, com ou sem experiência na área, pode participar da iniciativa, que será realizada de forma presencial ou remota em vários lugares ao redor do globo.

No Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a maratona acontecerá de 28 a 30 de janeiro remotamente. O objetivo é estimular os participantes a trabalharem em grupo e desenvolverem o protótipo de um jogo em apenas 48 horas a partir de um único tema.

Aberto a todos os interessados que tenham mais de 18 anos, o evento é gratuito e organizado localmente pelo grupo de extensão Fellowship of the Game (FoG). Para participar, basta se inscrever neste link.

A maratona acontecerá por meio da plataforma Discord (https://discord.com/invite/RJUrHWTXXJ) e começará às 17 horas de sexta-feira, 28 de janeiro, terminando às 18 horas do dia 30, quando as equipes deverão apresentar os jogos que criaram. “Qualquer pessoa interessada, com ou sem experiência, é muito bem-vinda, e teremos alguns membros do FoG para dar dicas e tirar dúvidas”, explica Leandro Satoshi de Siqueira, aluno de Ciências de Computação do ICMC e um dos organizadores da iniciativa.

Confira o vídeo do tema lançado pela Global Game Jam 2022 para inspirar os desenvolvedores durante a maratona de desenvolvimento de jogos:

.
Sobre o FoG

+ Mais

Quer criar jogos? Alunos da USP desenvolvem games e ensinam como fazer

O FoG participa da Global Game Jam desde a primeira edição, em 2009. Formado por alunos do ICMC e focado na criação de jogos eletrônicos divertidos, de código aberto e multiplataforma, o FoG busca a aplicação direta dos conhecimentos adquiridos na Universidade e sua integração com as mais diversas tecnologias disponíveis no mercado.

Global Game Jam no ICMC
Quando: 28 a 30 de janeiro
Inscrições: https://globalgamejam.org/2022/jam-sites/usp-são-carlos-fellowship-game
Servidor Discord em que a maratona ocorrerá: https://discord.com/invite/RJUrHWTXXJ
Site do evento: https://globalgamejam.org

Mais informações
Escreva para fog@icmc.usp.br ou entre em contato pelas redes sociais do grupo: Instagram / Facebook / Linkedin

.

Texto: Denise Casatti, Assessoria de Comunicação do ICMC-USP
.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.