USP em São Carlos abre inscrições para mestrado na área de computação

São 53 vagas em 15 linhas de pesquisa em Ciências de Computação e Matemática Computacional; inscrições vão até 15 de maio

Mestrado em São Carlos tem vagas em várias linhas de pesquisa em Ciências de Computação e Matemática Computacional – Foto: Kerry Buckley/Flickr-CC

.
Até o dia 15 de maio estarão abertas inscrições para mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (PPG-CCMC) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. As 53 vagas são destinadas a graduados em Ciência e Engenharia da Computação, Matemática, Estatística e áreas afins.

O processo seletivo será realizado em uma única etapa, com 75% da nota estipulada mediante avaliação do currículo dos inscritos; o restante da nota será avaliada com base no desempenho obtido no Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (Poscomp), das edições realizadas em 2019, 2018 ou 2017.

As vagas serão disponibilizadas de acordo com as 15 linhas de pesquisa divididas em Ciências de Computação e Matemática Computacional nas quais o futuro aluno poderá desenvolver sua dissertação de mestrado. Computação Aplicada à Educação, Engenharia de Bancos de Dados, Mecânica dos Fluidos Computacional e Otimização em Problemas Inversos são exemplos de estudo com vagas disponíveis.

As inscrições devem ser efetuadas no site do Programa. Outras informações referentes à seleção podem ser encontrados no edital on-line. Orientações sobre vagas para formação em doutorado e doutorado direto também podem ser encontradas por meio do link, com prazo para se candidatar até 30 de abril.

Excelência no ensino

O Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (PPG-CCMC) é classificado com nota 7, a melhor pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Atualmente, no Brasil, existem 77 programas de pós-graduação na área de computação, mas apenas sete deles receberam nota máxima na última avaliação quadrienal realizada pela Capes.

Além do PPG-CCMC, os demais programas de pós-graduação do ICMC também estão entre os melhores do País e já formaram um número expressivo de mestres e doutores, que ocupam posições em prestigiadas empresas e em unidades de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. Confira todas as oportunidades no site do ICMC.

Com informações da Assessoria de Comunicação do ICMC.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.