USP em Ribeirão Preto terá primeira defesa de mestrado em Libras

Primeira aluna surda do campus, Natalia Francisca Frazão apresentará pesquisa desenvolvida na área da educação

 01/09/2017 - Publicado há 7 anos
Foto:  Sweet Lary – Flickr CC

Nesta segunda-feira, 4 de setembro, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP realiza a primeira defesa de pós-graduação em Libras, a língua brasileira de sinais.

A autora do feito é a administradora de empresas Natalia Francisca Frazão, que estudou a história das ações coletivas dos surdos da Associação de Surdos de São Paulo (ASSP), entre os anos de 1950 a 2011.

Primeira aluna surda do campus, Natalia trabalhou seu mestrado em educação sob orientação da professora Ana Claudia Lodi, especialista em linguística e Libras e em processos educacionais bilíngues para surdos. A pesquisadora investigou o surgimento dessas ações e como elas se mantiveram no decorrer do período estudado, principalmente as conquistas, além da fundação da ASSP, a criação das Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (Emebs) na capital paulista.

A defesa da dissertação de mestrado de Natalia contará com a tradução de dois intérpretes de Libras para a língua portuguesa. Será às 14 horas, na Sala de Seminários I, Bloco 5 da FFCLRP, no campus da USP de Ribeirão Preto, Av. Bandeirantes, 3900.

Mais informações: (16) 3315-0375

Rita Stella, de Ribeirão Preto

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.