USP de Ribeirão Preto tem novo prefeito e vice-prefeita

Os professores Américo Ceiki Sakamoto e Cláudia Souza Passador assumem os cargos no dia 4 de julho

01/07/2016 - Publicado há 8 anos
sakamoto-claudia-1-300x154
Professores Sakamoto e Cláudia, prefeito e vice-prefeita do campus da USP em Ribeirão Preto – Foto: Divulgação

A partir da próxima segunda-feira, 4 de julho, os professores Américo Ceiki Sakamoto, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, e Cláudia Souza Passador, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP, assumem os cargos de prefeito e vice-prefeita, respectivamente, do campus da USP em Ribeirão Preto (PUSP-RP). A portaria de designação foi publicada no dia 29 de junho e, de acordo com o regimento da Universidade, os novos dirigentes foram indicados pelo reitor Marco Antonio Zago com base em lista elaborada pelo Conselho Gestor do Campus.

O professor Sakamoto já respondia pelo expediente da PUSP-RP desde o dia 3 de maio. Fez graduação em Medicina e doutorado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, pós-doutorado na Cleveland Clinic Foundation, nos Estados Unidos, e no Epilepsy Center Bethel, em Bielefeld, Alemanha.

É professor titular do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento na FMRP. Foi responsável pela instalação do Centro de Cirurgia de Epilepsia do Hospital das Clínicas da FMRP, que dirige desde 1994, e participou da criação da Unidade de Pesquisa e Tratamento das Epilepsias da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Também foi presidente da Liga Brasileira de Epilepsia e da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica.

Tem como principais linhas de pesquisa a neurofisiologia clínica e a epileptologia, com ênfase na caracterização eletrofisiológica, clínica e laboratorial das epilepsias de difícil controle. Recebeu sete prêmios por sua atuação na área de epilepsia e trabalhos de pesquisa. Sua produção científica contabiliza mais de 200 trabalhos completos publicados em periódicos. Participou da organização de um livro e escreveu 32 capítulos. Orientou 32 mestrados, 19 doutorados e três pós-doutores.

Professora Cláudia

Graduada em Ciências Sociais pela USP e em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, fez mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas – SP e doutorado em Educação pela USP. Atualmente, é professora Associada no Departamento de Administração da Fearp. Foi coordenadora da Escola Técnica e de Gestão da USP; é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Fearp e coordenadora do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas da Universidade de São Paulo (GPublic/USP).

É pesquisadora do Observatório Nacional da Educação (INEP/MEC/CAPES) e do Núcleo de Apoio à Pesquisa Centro de Biologia Sistêmica Integrada (NAP/CISBi – FMRP). Recebeu o prêmio Cátedras do Desenvolvimento Ipea em 2012 e outros 26 prêmios e homenagens. Tem experiência na área de administração pública, com ênfase em avaliação de políticas públicas de educação e saúde pública. Já publicou 44 artigos completos em periódicos, sete livros, três capítulos. Atualmente, orienta dois mestrados, seis doutorados e um pós-doutor.

Rosemeire Soares Talamone/Serviço de Comunicação Social do Campus de Ribeirão Preto