USP em Ribeirão Preto participa da Semana Nacional de Trânsito

A ação tem como objetivo estimular as boas práticas no trânsito e é voltada para motoristas, pedestres, motociclistas, ciclistas e passageiros do transporte coletivo

19/09/2016 - Publicado há 8 anos

SemanaNacionalTransito_destaqueA USP em Ribeirão Preto participa das atividades em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 setembro. Neste ano, o tema é Eu sou + 1 por um trânsito + seguro. A ação tem como objetivo estimular as boas práticas no trânsito e é voltada para motoristas, pedestres, motociclistas, ciclistas e passageiros do transporte coletivo.

Nesta semana, os motoristas que transitarem pelo campus vão ver faixas referente ao tema nas portarias de acesso e no Restaurante Universitário. No dia 22, também nas portarias, haverá ações de conscientização no trânsito no campus, com entrega de folhetos educativos e dicas de segurança e sobre o Dia Nacional sem Carro, de estímulo ao uso do transporte coletivo e da carona solidária.

No dia 23, às 14h30, haverá a palestra Ações Preventivas no Trânsito, com oficial da Polícia Militar. O evento é gratuito, aberto ao público e sem necessidade de inscrição. Será no Anfiteatro André Jacquemin da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), campus USP em Ribeirão Preto, Av. dos Bandeirantes, 3900.

Na USP Ribeirão Preto a coordenação é do Escritório Avançado da Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária e da Guarda Universitária.

Na cidade

Na cidade de Ribeirão Preto, haverá ações de conscientização em vários locais, entre eles: Av. Nove de Julho, Av. Independência, Av. Maurílio Biagi, Av. Presidente Vargas, Av. Treze de Maio, Parque Curupira, Parque Carlos Raia, Centro e Av. Francisco Junqueira. Nestes locais, haverá entrega de folhetos educativos, sacolinhas de lixo para carros e informações com dicas de segurança.

Os temas que serão abordados este ano incluem respeito à velocidade permitida nas proximidades de ciclofaixas, respeito à faixa de pedestres, obrigatoriedade do uso de cinto de segurança por todos os usuários do veículo e da cadeirinha pelas crianças, estímulo ao uso do transporte coletivo e da carona solidária.

A Semana Nacional de Trânsito conta com apoio da Transerp, Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto, Sest Senat de Ribeirão Preto, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Arteris, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP) e Prefeitura do Campus da USP e também faz parte da Década Mundial de Segurança no Trânsito 2011-2020.

Gabriela Vilas Boas/ Serviço de Comunicação Social do Campus de Ribeirão Preto