USP em Lorena oferece novo mestrado em desenvolvimento sustentável no Vale do Paraíba

Pós-graduação na Escola de Engenharia de Lorena da USP tem inscrições abertas para o processo seletivo até o dia 6 de dezembro

 Publicado: 28/11/2024 às 9:43
Fachada da Escola de Engenharia de Lorena da USP com o nome e detalhes da fachada em bege
Novo mestrado em Lorena é focado na região do Vale do Paraíba – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Para atender à demanda regional de práticas sustentáveis alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP está oferecendo o mestrado acadêmico em meio ambiente e desenvolvimento sustentável no Vale do Paraíba. As inscrições podem ser feitas on-line até o dia 6 de dezembro neste link.

O curso, que é gratuito, é oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMAD) da EEL e tem o objetivo de formar profissionais capacitados para identificar e analisar diferentes situações sob o ponto de vista das Ciências Ambientais e trazer soluções sustentáveis que minimizem os impactos ambientais das atividades da indústria e da agropecuária tanto no meio ambiente quanto na sociedade e na economia local. O edital completo do processo de seleção está disponível clicando aqui.

De acordo com os coordenadores da pós-graduação, a existência de grande diversidade de indústrias de pequeno e de grande porte, que geram empregos e renda local, além da urbanização acelerada nas cidades do entorno do Vale do Paraíba, criou uma demanda por envolvimento da Universidade e por pesquisas aplicadas aos danos socioambientais causados pela agropecuária extensiva na região.

De acordo com a professora Ana Lúcia, uma das idealizadoras do mestrado, a ideia é propor ações integradas e interdisciplinares que caracterizem os sistemas e aspectos hidrológicos, físicos, ambientais, químicos, geotécnicos, a biodiversidade, além da dinâmica entre os sistemas antrópicos, do comportamento do ser humano sobre o ambiente em que ele interage.

Segundo a proposta do curso, a ideia é “ser um centro de excelência na área de Ciências Ambientais no Vale do Paraíba, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da ciência e para o bem-estar social, sendo agente transformador na região” com a missão de “construir e difundir conhecimento científico e tecnológico em Ciências Ambientais, capacitando recursos humanos para o desenvolvimento regional e sustentável da sociedade”.

Para saber mais sobre o mestrado acadêmico em meio ambiente e desenvolvimento sustentável no Vale do Paraíba acesse e edital neste link.

.

Texto adaptado de Simone Colombo, da Assessoria de Comunicação da EEL


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.