USP e Sesc firmam cooperação para realização de projetos

01/08/2016 - Publicado há 8 anos
Zago.USP-Abram.Fecomercio-21
O reitor Marco Antonio Zago e, à direita, o presidente do Conselho Regional do Sesc, Abram Abe Szajman – Foto: Ernani Coimbra/ USP

A USP e o Serviço Social do Comércio (Sesc) no Estado de São Paulo assinaram um termo de cooperação técnica, que tem o objetivo de realizar projetos para promover a discussão de questões pertinentes ao Brasil e ao mundo e fomentar as artes e o pensamento. O termo foi assinado em reunião, no dia 28 de julho, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio) do Estado de São Paulo, na capital paulista.

As instituições pretendem desenvolver projetos idealizados e realizados em conjunto no campo da educação, cultura, saúde, meio ambiente e desenvolvimento físico-esportivo, como: seminários e debates, exposições envolvendo acervos artísticos e culturais pertencentes às duas instituições; e apresentações artísticas.

Os projetos serão realizados em unidades do Sesc localizadas no Estado de São Paulo. Inicialmente, esse termo de cooperação técnica tem vigência de um ano. Mas, após esse prazo, poderá ser prorrogado até o limite máximo de quatro anos.

O diretor regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda, iniciou a reunião falando das ações que o Sesc já desenvolveu e mantém com diversas Unidades de Ensino e Pesquisa da USP, nas áreas da cultura e esportes, entre outras, e que a assinatura do termo de cooperação só fortalecerá a parceria com a Universidade.

A importância dessa cooperação também foi destacada pelo presidente do Conselho Regional do Sesc, Abram Abe Szajman. “A cooperação aproxima mais a universidade da sociedade. A ideia de realizar projetos conjuntos é para abrir mais ainda a USP e o Sesc para a sociedade”, declarou.

Danilo.Sesc-Zago.USP-Abram.Fecomercio
O diretor regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda, destacou as ações que o Sesc já desenvolveu e mantém com diversas unidades da USP (à direita), observado pelo reitor Marco Antonio Zago e o presidente do Conselho Regional do Sesc, Abram Abe Szajman – Foto: Ernani Coimbra/USP

“Esse acordo fortalece e consolida ações que já eram feitas de maneiras isoladas entre a USP e o Sesc”, ressaltou o reitor Marco Antonio Zago. O dirigente comentou que os projetos desenvolvidos em conjunto servirão para promover diversas atividades culturais, uma questão fundamental no País: “Quem preserva sua cultura, preserva sua liberdade, persiste em qualquer situação e não esmorece”.

Por sua vez, o vice-reitor Vahan Agopyan lembrou da exposição Adornos do Brasil Indígena: resistências contemporâneas, a primeira em conjunto já programada. “A nossa parceria está gerando frutos.”

Exposição Adornos

A exposição Adornos do Brasil Indígena: resistências contemporâneas apresentará conteúdos do acervo de adornos indígenas do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP e obras de arte contemporânea pertencentes a acervos privados e outras coleções museológicas, com o intuito de refletir sobre as múltiplas formas e expressões de resistência das sociedades indígenas.

Essa mostra é o primeiro projeto realizado entre as duas instituições dentro desse termo, marcando o início da parceria oficial entre a USP e o Sesc. A abertura será no dia 7 de setembro, no Sesc Pinheiros, e contará também com atividades educativas, formação para professores e outras programações complementares.

Assessoria de imprensa da USP