USP debate a formação do profissional das ciências humanas

Simpósio nos dias 4 e 5 de junho na FFLCH tem como foco os cursos de bacharelado e licenciatura

Por - Editorias: Universidade

 

A discussão sobre os cursos de bacharelado e de licenciatura é o foco de simpósio na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, em São Paulo. Com o tema A formação do profissional das ciências humanas e os desafios de um novo tempo, o evento será realizado nos dias 4 e 5 de junho, segunda e terça-feira da próxima semana.

A iniciativa é da Comissão de Graduação da Faculdade, que acredita que a formação do aluno deve ser completa e global, e não só voltada para as questões legais dos cursos, como as reformas curriculares.

A ideia do simpósio é realizar um diálogo, de uma forma interdisciplinar com aqueles que estão preocupados com a formação do profissional de ciências humanas, voltada para a docência e para as outras atividades”, destaca a professora Mona Mohamad Hawi

Neste contexto, o evento debaterá questões como qual o lugar social do graduando, onde ele está, o que a docência passa para ele. O público-alvo não se limita aos alunos dos cursos das áreas de ciências humanas: é voltado também para aqueles que fazem licenciatura nas áreas de biológicas e exatas.

“Quando trabalhamos com licenciatura, muitas questões são as mesmas, já que temos em comum trabalhar com pessoas em sala de aula”, ressalta Mona, que é docente do Departamento de Letras Orientais da FFLCH.

Clique para ampliar

Entre os participantes do simpósio está a presidente do Conselho Estadual de Educação, Bernadete Angelina Gatti, além de professores da Faculdade de Educação e de várias áreas da FFLCH, que estão envolvidos com a questão da formação em disciplinas e atividades na USP.

Durante as mesas de discussão, os assuntos debatidos serão: os Diferentes olhares na Formação de Professores, O Projeto de Formação de Professores da/na USP; Desafios Contemporâneos na Formação Profissional; e Tradição e Modernidade na Trajetória Docente. Clique aqui para conferir a programação completa e os participantes dos debates.

O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia, aberto a todos os interessados em geral. Haverá emissão de certificado para as pessoas que registrarem presença no dia.

O simpósio será realizado nos dias 4 e 5 de junho, das 9 às 16 horas, no Auditório Nicolau Sevcenko do prédio de Geografia e História da FFLCH, na Av. Professor Lineu Prestes, 338 – Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (11) 3091-4624 ou por e-mail cgfflch@usp.br

Textos relacionados