USP em Lorena vai promover projetos socioambientais em escolas de Pindamonhangaba

Convênio com a prefeitura da cidade prevê desenvolver colaborativamente projetos educacionais alinhados à Agenda 2030 e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

14/12/2021 - Publicado há 2 anos
Convênio vai promover projetos socioambientais com professores e alunos – Foto: Freepik

.
A Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP vai promover, a partir do próximo ano, atividades de extensão universitária relacionadas à Agenda 2030 na cidade de Pindamonhangaba. O objetivo é incentivar a adoção de políticas educacionais que estejam alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e que envolvam os anos iniciais do Ensino Fundamental e a Educação Infantil.

A iniciativa faz parte de um convênio que vigorará até 2024 com a prefeitura da cidade junto às Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente. As atividades serão desenvolvidas sob o tema Educação e Sociedade 5.0: letramento e cultura digital; formação de professores; educação empreendedora e educação ambiental.

O convênio também prevê a difusão do conhecimento técnico-científico e a cooperação nacional e internacional, entre outros. Mesas-redondas, simpósios, workshops, fóruns também serão ferramentas de capacitação dos docentes da rede de ensino do município de Pindamonhangaba. As atividades serão alinhadas aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento normatizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em conformidade com o Plano Nacional de Educação (PNE).

A parceria envolve ainda a pós-graduação por meio do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências da EEL, tanto na formulação de políticas públicas e políticas educacionais quanto no processo de formação e aperfeiçoamento em nível de mestrado dos professores da rede municipal de ensino de Pindamonhangaba.

O convênio tem a coordenação dos professores Sandra Giacomin Schneider e Carlos Yujiro Shigue, da EEL, e recebe interessados de toda a comunidade da EEL e da USP que queiram colaborar com a proposta.

“O convênio pretende estender a atuação da Universidade junto à comunidade escolar do município de Pindamonhangaba num processo colaborativo envolvendo docentes, servidores e, especialmente, alunos de graduação e pós-graduação da USP numa abordagem interdisciplinar e integradora das três vertentes de atuação da Universidade, o ensino, a pesquisa e a cultura e extensão”, destaca o professor Shigue.

Texto adaptado de Simone Colombo, Assessoria de Comunicação da EEL