USP cria site para reunir iniciativas em inovação e empreendedorismo

Portal Solus traz contato de empresas que nasceram na Universidade, os projetos e as disciplinas sobre o assunto

22/11/2018 - Publicado há 5 anos
Evento de inauguração do Portal Solus – Foto: Ronaldo Contin Della Nina

.
Um site para reunir as diversas informações sobre empreendedorismo e inovação na USP, como o contato de empresas que nasceram na Universidade, os projetos que existem atualmente e as disciplinas sobre o assunto. O Solus foi criado pela Agência USP de Inovação (Auspin) para fazer a interlocução entre a sociedade e o que está sendo realizado nos laboratórios de pesquisas e parques tecnológicos da USP.

O site é dividido em quatro abas: Empresas, Educação, Iniciativas e Desenvolvimento & Inovação (D&I). Em Empresas, estão listadas as instituições que surgiram a partir da comunidade uspiana. A lista é preliminar, mas já foram levantadas mais de 867 empresas. É possível ter informações básicas de cada uma, como o setor de atuação, o contato e os principais produtos.

Página inicial do Portal Solus – Foto: Reprodução/Portal Solus

.
Na parte de Educação, estão todas as disciplinas que a Universidade oferece sobre o assunto nos seus campi em São Paulo, Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba, Pirassununga, Bauru, Lorena e Santos. De acordo com Geciane Porto, vice-coordenadora da Auspin, são 152 disciplinas, sendo 112 de graduação.

Já em Iniciativas estão as empresas juniores, entidades estudantis, agentes institucionais e outros projetos do tipo. E na aba de Desenvolvimento & Inovação estão as estruturas, como os laboratórios e os Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids). O usuário ainda tem a opção de filtrar sua pesquisa por campi, unidade ou aspectos mais específicos, dependendo da aba.
.

Página para a procura de iniciativas dentro do portal – Foto: Reprodução/Portal Solus

.
A ideia do Solus surgiu de uma demanda percebida pela Auspin. “Recebíamos mensagens de pessoas querendo mais informações sobre atividades de empreendedorismo, das empresas vinculadas, das disciplinas oferecidas”, disse Geciane. Além do levantamento feito pela Auspin, a atualização das informações do site pode também ser feita pela própria comunidade USP, na aba de
contatos.

Segundo a vice-coordenadora da Auspin, o portal é de grande importância, pois cria um canal de comunicação com a população externa. “A sociedade pode entender melhor o que a USP vem fazendo nessas atividades de empreendedorismo e inovação. Serve também de referência e consulta para os estudantes com desejo de criarem o próprio negócio.”

Para acessar o site, clique neste link.