Foto: Freepik

USP celebra o Dia Internacional da Mulher com várias atividades pela internet

Universidade terá bate-papos, discussões e outras atividades on-line sobre durante todo o mês de março

05/03/2021

Redação

Para refletir sobre questões relacionadas à mulher e à luta pela igualdade de gêneros, várias unidades da USP programaram atividades especiais on-line ao longo do mês de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, reconhecido mundialmente como o dia 8 de março.  Confira a seleção feita pelo Jornal da USP dos principais eventos que acontecem na Universidade sobre o assunto:

Dia 8 de março, das 9h às 13h

Lideranças femininas falam sobre seus desafios no simpósio Mulheres, Poder e Sociedade

O encontro on-line promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP irá debater o papel das mulheres na sociedade contemporânea e suas contribuições sociais, políticas, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais. Entre as convidadas estão Luiza Trajano, Mayana Zatz, Erika Hilton, Regina Silveira, Esmeralda Ribeiro, Gal Martins, Vanderlan Bolzan e Soraya Chung Saura.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, mas para receber o atestado de participação é necessário fazer uma inscrição prévia na página cultura.usp.br/simposiomulheres. Confira a programação neste link.

Transmissão neste link: https://www.youtube.com/watch?v=3II71wPIsUg

Dia 8 de março, das 8h30 às 20h

Trajetória das mulheres na ciência: evento destaca pesquisadoras da USP

A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Escritório de Carreiras (ECar) promovem a jornada Mulheres na Ciência, evento dedicado a discutir a carreira das mulheres na ciência e homenagear as pesquisadoras da USP. Além de contar com a participação do reitor Vahan Agopyan e outros dirigentes da Universidade, a jornada tem uma programação com oficinas e debates, que serão realizados virtualmente e transmitidos pelo YouTube.

Também haverá a entrega do Prêmio Mulheres na Ciência – Destaques 2020, para as dez pesquisadoras da USP que se destacaram no ano passado com trabalhos relacionados ao combate da pandemia da covid-19.

A transmissão das oficinas será pelo Canal do Ecar no Youtube, neste link. Os debates e a premiação podem ser acompanhadas ao vivo pelo Canal USP no YouTube, neste link. Confira a programação aqui.

De 8 a 19 de março, em vários horários

Desafios de gênero e capacitação

Ao longo do mês de março, a Escola Politécnica da USP e organizações ligadas a alunos e ex-alunos da Poli promoverão uma série de atividades para marcar o Dia Internacional da Mulher. São palestras, workshops, cursos especificamente pensados para mulheres, abrangendo como enfrentar os desafios de gênero por meio da capacitação das futuras engenheiras, além de debates e reflexões sobre o assunto.

O Painel de Abertura contará com a participação da diretora da Poli, Liedi Bernucci, e das professoras Maria Eugenia Gimenez Boscov e Roseli de Deus Lopes, ambas professoras da Poli. O encerramento será realizado com a professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Eva Blay.

A programação completa será divulgada no site da Poli neste link.

Dia 8 de março, às 19 horas

Um encontro sobre mulheres nas ciências exatas

O evento virtual Minervona será realizado pelo Clube Minerva como comemoração do Dia Internacional da Mulher e do aniversário de 1 ano do Clube que se dedica a incentivar o interesse para formação de mulheres em carreiras STEM (áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática). Haverá a apresentação do Clube e de iniciativas parceiras, além de um bate-papo com professoras da Escola Politécnica da USP.

As inscrições podem ser feitas aqui até o dia 7 de março mas não são obrigatórias, elas servem para mapear o perfil do público. Qualquer pessoa pode ter acesso ao evento pelo canal do Youtube.

Dia 8 de março, às 16 horas

Bate-papo com mulheres inovadoras

Para mostrar mulheres que fazem a diferença quando o assunto é inovação, o Supera Parque de Inovação e Tecnologia, ligado à USP de Ribeirão Preto, vai realizar um bate-papo com Cris Miura (da Pontue Redação Inteligente) e Rebeka Cunha (da People Health e CIAware).

O evento será transmitido pelo Canal do Youtube do Supera Parque neste link.

Dia 11 de março, às 14 horas / Durante o mês nas redes sociais

Feminismos na academia

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, palestras, mesas e oficinas foram organizadas na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) para debater os desafios contemporâneos e as contribuições das mulheres na ciência:

Feminismos na Academia: militância e pesquisa é um encontro dos grupos de pesquisa e coletivos feministas da FFLCH que acontecerá dia 8, segunda-feira, às 19 horas. A transmissão será pelo Canal da FFLCH no Youtube neste link.

Elas no PPGF é um evento do Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da FFLCH que conta com palestras e uma mesa redonda que abordam relacionadas à participação feminina nessa área de estudo. O encontro acontece no dia 11 de março, às 14 horas, com transmissão pelo Youtube, neste link.

O Facebook do Programa também traz uma série de depoimentos com pesquisadoras da área de geografia física, veja aqui.

Dia 12 de março, às 11 horas

Mulheres no mercado de trabalho: desafios na academia, na CT&I e durante a pandemia

Na semana em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) promoverá uma discussão para apresentar dados atualizados e discutir a presença feminina no mercado de trabalho.

O evento parte de dados do Pnad Covid divulgados em 2020 pelo IBGE, quando, em setembro do ano passado, 16,9% das mulheres (contra 11,8% entre os homens) buscavam trabalho, enquanto em maio daquele ano o percentual era de 12,2% (contra 9,6% entre os homens). O debate vai tentar responder que fatores influenciaram nesse cenário, o que fazer para reduzir as desigualdades acirradas no último ano, quais setores foram mais afetados e, entre as mulheres, quais foram as mais atingidas.

Participam pesquisadoras que vêm estudando a presença da mulher em diferentes áreas, no mundo jurídico e na ciência e tecnologia, além de uma especialista em periferias, que mostrará como a pandemia vem afetando a população de baixa renda.

O evento será transmitido no link: www.iea.usp.br/aovivo

Dia 12 de março, a partir das 17h

Depoimentos que empoderam

A Comissão de Direitos Humanos do Instituto de Ciências Biomédicas promoverá duas atividades no dia 12/03 (sexta-feira), a partir das 17h. Na primeira atividade, Empoderamento, convidadas apresentarão vídeos de até 10 minutos sobre as suas áreas de atuação e os desafios que enfrentam diariamente como mulheres. As participantes terão de 5 a 10 minutos para responder perguntas.
Para a segunda parte do evento, mulheres serão convidadas a gravar vídeos de até 5 minutos sobre seus trabalhos em áreas artísticas, como dança, pintura, música, literatura e afins. Também são bem-vindos vídeos em homenagem às mulheres, enviados por terceiros.

Os vídeos serão apresentados no evento e divulgados nas redes sociais da CDH. Interessadas devem enviar os vídeos em formato mp4 para o e-mail cdh.icb@gmail.com até o dia 08/03. O evento é aberto a todos e será transmitido pelo Youtube neste link.

Dia 12 de março, a partir das 10h

Histórias de luta e enfrentamento

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, a “Pode Contar”, comissão do IPUSP para o enfrentamento da violência sexual e de gênero, convidou a psicóloga e vereadora Luana Alves para falar sobre sua trajetória como mulher e como pessoa negra.

Luana Alves formou-se no Instituto de Psicologia da USP,  especializou-se em Saúde Coletiva e Atenção Primária atuando em Unidades Básicas de Saúde da Zona Oeste de São Paulo. No IP, Luana foi parte ativa da luta que conquistou a adoção de cotas étnico-raciais e sociais na USP.

Além disso, ela atua na Rede Emancipa, um movimento social de educação popular nacional que, nas periferias de São Paulo, organiza dezenas de cursinhos pré-universitários gratuitos que proporcionam o acesso de milhares de estudantes de escola pública à universidade.

O evento terá transmissão on-line pelo YouTube: https://tinyurl.com/PodeContar8M

De 8 a 29 de março, das 18h às 19h / Durante o mês nas redes sociais

Narrativas de protagonistas em museus

O Museu Republicano de Itu (MRI) vai realizar uma série de encontros virtuais na série “Mulheres, acervos e Museus em Itu/SP”. É necessário fazer inscrição neste link e as vagas são limitadas aos 100 primeiros inscritos. A transmissão será pela plataforma Google Meet e os links dos encontros serão enviados pelo e-mail cadastrado na inscrição. Confira a programação:

8 de março, das 18h às 19h – “Narrativas das mulheres negras ituanas: apontamentos de uma pesquisa”, com a Claudete de Sousa Nogueira.

14 de março, das 10h às 12h  – “Dona Ignácia Joaquina Correa Pacheco e Anna Escobar de Moraes Lima: duas mulheres nos museus ituanos”, com Fernanda Cristina de Morais e Luís Roberto da Rocha de Francisco.

15 de março, das 18h às 19h – “Nicolina Vaz de Assis: a escultura como profissão”, com Ana Paula Simioni Cavalcanti.

22 de março, das 18h às 19h – “O espartilho e a história das mulheres no Brasil: um caso de opressão”, com Priscila Nina Fernandes, e “A indumentária masculina no guarda-roupa feminino, Brasil (1851-1911)”, com Guilherme Domingues Gonçales.

25 de março, das 18h às 19h –  “Justiça e Mulheres em Itu no século XIX: acervos do Museu Republicano Convenção de Itu/MP/USP”, com Aline Antunes Zanatta.

29 de março, das 18h às 19h – “Gênero e Profissão Farmacêutica em São Paulo: a trajetória de duas farmacêuticas ituanas (1895 -1917)”, com Isabella Bonaventura de Oliveira.

O MRI também está fazendo durante todo o mês de março uma série de postagens sobre as mulheres protagonistas na história do Museu Republicano. Confira no Facebook do Museu: www.facebook.com/museurepublicano.