USP busca pais de gêmeos para participação em pesquisa

Estudo do Instituto de Psicologia pretende aprofundar conhecimento sobre relacionamento entre irmãos gêmeos

 19/09/2018 - Publicado há 6 anos
Foto: Daniel via Pixabay – CC

.
O Instituto de Psicologia da USP, em São Paulo, está em busca de mães, pais ou responsáveis de gêmeos para uma pesquisa pioneira no Brasil, que visa a aprofundar o conhecimento sobre o relacionamento entre irmãos gêmeos. Para participar, é necessário apenas responder ao questionário on-line.

A pesquisa tem como principal objetivo investigar características de temperamento e de relacionamento entre irmãos gêmeos ou múltiplos e sua reação à separação. Por meio dela, pretende-se validar no Brasil a escala Twin Relationship Questionnaire (questionário de relacionamento entre gêmeos) desenvolvida pelo psicólogo Ariel Knafo, professor do Departamento de Psicologia da Hebrew University of Jerusalem.

A participação é voluntária e as respostas serão armazenadas de forma anônima, sem identificar os participantes ou seus filhos. O preenchimento do formulário dura cerca de 15 minutos.

Mais informações: email paineluspgemeos@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.