USP abre inscrições para MBA em Ciências de Dados a distância

Inscrições vão até 20 de novembro e o curso conta com especialistas e professores das áreas de ciência da computação, estatística e matemática aplicada

 15/10/2020 - Publicado há 3 anos
Foto: 123RF

.
Estão abertas as inscrições para o MBA em Ciências de Dados, oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI). O curso foi o primeiro da área a ser oferecido no modelo a distância por uma universidade pública e conta com a maior equipe de cientistas da computação, estatística e matemática aplicada do Brasil. Além dos professores, o MBA em Ciências de Dados tem apoio de orientadores, tutores e monitores durante o andamento do curso.

Para participar, podem se inscrever candidatos que tenham formação universitária em ciência da computação, economia, administração, engenharia, estatística, sistemas de informação e áreas correlatas. Os alunos têm acesso a disciplinas sobre fundamentos de ciências de dados, metodologias estado-da-arte na área e podem criar projetos que desenvolvam suas habilidades teóricas e práticas.

O MBA ainda permite que os inscritos resolvam, durante o decorrer do curso, um problema real da empresa onde trabalham, sempre acompanhados pela equipe de apoio, que tem vasta experiência em projetos que aproximam a academia do mercado de trabalho.

A primeira turma, que iniciou as aulas em janeiro deste ano, deve formar cerca de 160 alunos ao final de 2020. “O MBA permitiu que eu estudasse a fundo os principais algoritmos usados na área, tanto na parte teórica/matemática quanto na parte aplicada com a programação em Python. Os professores e tutores são incríveis, extremamente qualificados, e estão sempre disponíveis para ajudar os alunos”, elogia Soane dos Santos, aluna da primeira turma do curso. Com o sucesso da primeira turma e a grande procura pelo curso, o MBA foi expandido e oferecerá, nesta nova chamada, 280 vagas.

As candidaturas poderão ser enviadas até o dia 25 de novembro pelo site do MBA em Ciências de Dados, que também apresenta o corpo docente e as ementas das disciplinas. A taxa de inscrição tem valor de R$ 501,20, com possibilidade de desconto para aqueles que recebem remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estejam desempregados. O valor do curso é de 12 parcelas de R$ 1.499,90, mais a matrícula no mesmo valor, mas é possível solicitar bolsa de estudos com a avaliação da situação financeira do candidato. As informações sobre valores do investimento, bolsas de estudo e todos os detalhes do oferecimento do programa estão disponíveis no edital completo do curso.

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

.

Com informações de Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.