Foto: Divulgação/Projeto Criança Feliz

Universitários querem colher sorrisos de crianças usando a educação

Ação de estudantes da USP está realizando campanhas de arrecadação de doações para pessoas em vulnerabilidade social

09/10/2020

Karina Tarasiuk

“Buscar a felicidade, colher sorrisos e levar a crianças e jovens de vulnerabilidade social uma expectativa de futuro diferente, através da educação, uma vez que ela é a base para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.” Esta é a descrição de um dos objetivos do Projeto Criança Feliz (PCF), uma iniciativa social de universitários da USP, em Pirassununga, que pretende despertar o protagonismo de crianças, jovens e adultos de comunidades periféricas. 

Entre as atividades do projeto está a promoção de desenvolvimento físico, cognitivo, social e afetivo de crianças e adolescentes atendidos no Lar André Luiz, entidade assistencial municipal, e na Associação Alda Miranda Matheus (AMMA), que recebem alunos  em horário complementar à escola.

No Lar André Luiz são aproximadamente 80 crianças e na AMMA são 323 matriculadas. As atividades no Lar André Luiz ocorrem dois sábados ao mês. Elas têm um cunho lúdico e educativo, com o desenvolvimento locomotor, de trabalho em equipe e de leitura. “Todos eles têm alguma estratégia por trás para ampliar o protagonismo da criança, para ela se sentir mais apta a viver na sociedade”, diz Nicolas Ventura, estudante do curso de Zootecnia da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP e presidente do projeto em Pirassununga.

A parceria com a AMMA se iniciou este ano, mas ainda não ocorreu nenhuma atividade no local. Para o presidente do PCF, o projeto tem uma importância ao mostrar às crianças e jovens que eles são capazes de aprendizado com jogos intelectuais e atividades comunicativas. “Nós ajudamos a desenvolver o máximo possível trabalhando alinhados com o colégio ou a instituição da qual elas fazem parte. As atividades trazem um dia diferente, um aprendizado diferenciado”, comenta Nicolas.

nicolas ventura pcf
Nicolas Ventura é presidente do Projeto Criança Feliz e estudante de Zootecnia da FZEA - Foto: Arquivo pessoal

Grupo reunido com as crianças em março de 2019 — Foto: Projeto Criança Feliz

Com a pandemia do novo coronavírus foi preciso replanejar as atividades. O grupo se dividiu  em duas frentes de trabalho. Uma delas é arrecadação de dinheiro, com vaquinha on-line, doadores mensais e venda de produtos. O valor arrecadado é destinado para a compra de alimentos e produtos de higiene para as famílias das crianças inscritas nos programas. 

O projeto está atingindo cerca de 450 crianças. “Mas o intuito da arrecadação não é atingir só as crianças, é atingir as famílias. Então nós fazemos arrecadações como complemento para refeições e produtos de higiene, consideramos tudo que puder ajudar a família como um todo”, explica Nicolas.

Ele acredita que as arrecadações feitas pelo grupo têm ajudado com o fornecimento de produtos de limpeza e alimentos. ”Algumas famílias estão vivendo de cesta básica, perderam o emprego, ou trabalhavam de free lancer e não estão conseguindo nada durante a pandemia. Então é uma chance de as famílias darem uma respirada, não se desesperarem.”

A outra frente de trabalho é a montagem de atividades para as crianças fazerem em casa. No primeiro semestre, foram organizada atividades remotas, com 36 vídeos e mais de 50 atividades disponibilizadas nas redes sociais

O grupo criou cinco temas diferentes, como a produção de brinquedos com material reciclado, brincadeiras em família e preparação de um lanchinho saudável. Dentro de cada temática havia sete vídeos, todos disponíveis nas redes sociais (confira um exemplo abaixo).

Vídeos educativos

O Projeto Criança Feliz produziu atividades lúdicas e educativas para as crianças fazerem em casa. Neste vídeo, ensinaram a fazer um vulcão com detergente, bicarbonato de sódio e vinagre

O intuito da arrecadação não é atingir só as crianças, é atingir as famílias. Então nós fazemos arrecadações como complemento para refeições e produtos de higiene, consideramos tudo que puder ajudar a família como um todo

Nicolas Ventura,
presidente do Projeto Criança Feliz e estudante de Zootecnia da FZEA

“O intuito é exatamente encontrar atividades para crianças pequenas sem os pais terem que quebrar a cabeça, porque a gente sabe o quão difícil é se ver em casa com uma criança que está aprendendo a ler e escrever, e com professores pouco disponíveis. Então nós pensamos em meios de se desestressarem em família”, diz o presidente do PCF. Agora, as atividades estão ocorrendo de maneira mais interna, enviadas para as crianças a cada duas semanas. Elas precisam retornar vídeo ou foto das atividades sendo feitas, para haver registro. 

O grupo também conseguiu comprar alguns brinquedos para entregar no Dia das Crianças a quem já estava cadastrado. “Queremos fazer um Dia das Crianças diferente. Além dos brinquedos, conseguimos patrocínio de uma lanchonete para levarmos lanches por semana às famílias”, conta Nicolas. Eles têm contribuído também com o Lar André Luiz, que realiza bazares para arrecadação de roupas, sapatos e até eletrodomésticos. O valor das vendas é convertido em recursos para a organização pagar professores, materiais e alimentos. “Nós também estamos ajudando nesse quesito, com doação de roupas a cada 15 dias”, diz o presidente do projeto.

Resultados da campanha de arrecadação de alimentos e produtos de higiene — Foto: Projeto Criança Feliz

A iniciativa do Projeto Criança Feliz surgiu em Pirassununga em 2016, mas a gestão se iniciou no ano seguinte. O projeto de cultura e extensão tem como tutora a professora Monica Roberta Mazalli, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP.

O time é formado por alunos da FZEA, que cursam Engenharia de Biossistemas, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e Zootecnia, mas conta com colaboração financeira de pessoas voluntárias.

Acima, reunião on-line de membros do projeto. À direita, grupo reunido em 2019 — Fotos: Projeto Criança Feliz

Para mais informações, acesse as redes sociais do Projeto Criança Feliz:

Facebook: www.facebook.com/pcf.pirassununga 
Instagram: www.instagram.com/pcf.pirassununga/ 

Caso tenha interesse em fazer doações para o projeto, acesse: http://vaka.me/1111540