Unidades e órgãos da USP promovem Campanha do Agasalho 2016

Doações podem ser blusas de frio, calças, cobertores, edredons, lençóis, cachecóis, gorros, luvas, meias e roupas em geral em boas condições de uso

 16/06/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 18/06/2016 as 15:40

Poli - campanhaAs baixas temperaturas registradas no mês de junho demonstram que o frio já chegou, mesmo que a estação do inverno comece somente no dia 20. Por isso, campanhas como a do Agasalho são sempre bem-vindas e necessárias. Confira as unidades e órgãos da USP que estão realizando a Campanha do Agasalho 2016.

FAU

A 3ª Campanha do Agasalho da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) estará em vigor até 1º de agosto.

O projeto faz parte da iniciativa FAUCidadã e é coordenado pela equipe de Comunicação da faculdade. Toda a doação de agasalhos, cobertores e roupas será encaminhada para a Missão Eucarística Voz dos Pobres, no bairro do Butantã, por estar próxima à Cidade Universitária e porque faz um trabalho de apoio às pessoas em situação de rua.

O posto de coleta é na Sala da Comunicação, localizada no Salão Caramelo, no térreo do prédio Vilanova Artigas da faculdade, localizada na rua do Lago, 876 – Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações pelo telefone (11) 3091-4919.

Poli

Na Escola Politécnica (Poli), há caixas de arrecadação na entrada de todos os prédios na Cidade Universitária, e também no campus da USP em Santos, no qual a unidade oferece o curso de Engenharia de Petróleo.
A campanha está sendo coordenada pelo projeto Poli Social, um grupo de extensão formado por alunos da escola voltado à ação social na unidade e que busca gerar um impacto real e positivo na sociedade, indo além do aprendizado dentro da sala de aula. Por isso, realizam projetos de consultoria administrativa e estratégica para organizações não governamentais (ONGs) e eventos para alunos da Poli que os aproximem do terceiro setor e de negócios sociais, como atos voluntários e palestras.

As doações podem ser feitas até o fim de agosto. As peças arrecadadas em São Paulo serão destinadas para algumas instituições, que ainda não foram escolhidas; já em Santos serão distribuídas pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) para entidades da própria região.

A Poli está localizada na av. Prof. Luciano Gualberto, 380, travessa 3 – Cidade Universitária, São Paulo. Em Santos, está na Praça Narciso de Andrade, s/n, Vila Mathias.

Mais informações sobre a campanha pelo email: contato.polisocial@gmail.com.

FMRP - campanhaBauru

O campus da USP em Bauru está participando da campanha Aquece Bauru 2016, promovida pela Prefeitura Municipal de Bauru por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria Municipal do Bem-Estar Social (Sebes). A campanha está em vigor desde o início de maio e vai até o começo de agosto de 2016.

Na USP, a campanha é coordenada pelo Serviço Social da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) e dispõe de 13 postos de arrecadação, com caixas de coleta disponíveis na PUSP-B, Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho).

As doações da comunidade interna e da externa à USP serão encaminhadas para a Sebes fazer a distribuição. Até 30 de maio, já tinham sido arrecadadas 531 peças, entre roupas, sapatos e cobertores.

O campus está localizado na alameda Octávio Pinheiro Brisola, 9-75.

Mais informações podem ser obtidas com a assistente social da PUSP-B, Christine Habib, pelo telefone (14) 3235-8316.

Esalq

Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba, desde o início de maio está sendo realizada a 4ª Mega Campanha do Agasalho, que termina no dia 15 de junho. A ação faz parte de uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (FUSSP), a Gazeta de Piracicaba e a Rádio Onda Livre AM e FM, à qual entidades, empresas e associações aderiram.

Os postos de coleta estão distribuídos por seis locais na escola: na recepção do Edifício Central, na Biblioteca, na Divisão de Atendimento à Comunidade (DVATCOM), no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia, na Seção Técnica de Informática (Siesalq) e no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena).

Mais informações pelos emails: simone.prates@gazetadepiracicaba.com.br /christiano@gazetadepiracicaba.com.br.

Ribeirão Preto

No campus da USP em Ribeirão Preto, a campanha está sendo realizada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), com o tema “Aqueça seu coração com solidariedade”, e vai até julho.

As peças arrecadadas serão encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto e às entidades assistenciais do município. Os pontos de coletas estão localizados nas portarias do Prédio Central, Anexo A e no Laboratório Multidisciplinar, situados na Av. Bandeirantes, 3900 – Monte Alegre.

Mais informações com o funcionário idealizador da iniciativa, Ruy Sordi Campanini, pelo telefone (16) 3315-3114 ou por email: ruysordi@fmrp.usp.br.

São Carlos
13076555_1090990250959924_7747061690373134156_n
Em São Carlos, a 10ª edição da Campanha do Agasalho vai até o final desta semana, em uma iniciativa dos alunos das unidades do campus, através do Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (Caaso).

A ação surgiu em 2007. Em 2015, a campanha arrecadou mais de 35 mil peças, que foram entregues em 30 instituições, entre creches, asilos e inclusive em uma instituição que acolhe pessoas com deficiência mental.

A coordenadora de divulgação da campanha, Júlia Assirati, aluna do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), destaca a importância da atividade. “Através da arrecadação e doação dessas roupas, nós ajudamos as pessoas que sofrem com a carência de agasalhos no período de frio rigoroso e, também, atingimos o principal objetivo da campanha, que visa a estreitar a relação entre o campus e a sociedade são-carlense, que nos acolhe”, ressalta.

As doações podem ser feitas em caixas coletoras – em 2016, a campanha teve apoio do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) para a impressão dos cartazes de identificação dos postos de coleta – que estão instaladas nas portarias e nas unidades do campus da USP em São Carlos, e também em algumas regiões da cidade, como em farmácias e escolas (confira no mapa). Após a coleta, as doações passam por uma triagem, em que são separadas e organizadas, para depois serem entregues às instituições.

A arrecadação também é feita através das “saídas às ruas”, na qual primeiro os membros e voluntários da campanha entregam panfletos nos bairros avisando a data em que vão coletar as doações e, depois realizam a coleta. Neste ano, a visita foi realizada em 14 de maio.

Mais informações pelo Facebook da campanha.

Da Assessoria de Imprensa da USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.