TV USP Bauru estreia nova temporada de programa sobre ciência

O 3X4 tem o objetivo de divulgar projetos e pesquisas desenvolvidos dentro da USP

10/08/2016 - Publicado há 8 anos

Nesta quinta-feira, 11 de agosto, a TV USP Bauru estreia nova temporada do 3X4; o objetivo é divulgar projetos e pesquisas desenvolvidos na Universidade e fazer com que a ciência produzida na USP “pule os muros” do campus e chegue ao conhecimento da comunidade. É esta a proposta da nova temporada do 3×4, programa produzido pela TV USP Bauru e que estreia às 20h30, na TV Câmara (canal 10 da NET ou 60.3 UHF digital).

Equipe da TV USP Bauru: Guilherme Bacciotti, Paula Marques, José Henrique Rubo, Vitor Oshiro e Nico Stolzel | Foto: Denise Guimarães/FOB-USP
Equipe da TV USP Bauru: Guilherme Bacciotti, Paula Marques, José Henrique Rubo, Vitor Oshiro e Nico Stolzel | Foto: Denise Guimarães / FOB

A primeira temporada do 3×4 foi exibida em 2012 e a segunda, dois anos mais tarde. Com esta última, inclusive, a equipe chegou a ganhar o prêmio de melhor programa de TV Universitária no Fest Aruanda, festival realizado em João Pessoa (PB) em que concorrem produções de todo o Brasil.

“O nosso grande desafio é divulgar projetos e pesquisas da USP de uma maneira clara, mas sem ser superficial. Mostrar, em uma linguagem acessível, os avanços que são produzidos aqui dentro do campus”, explica Vitor Oshiro, jornalista da TV USP Bauru.

Paula Marques, a produtora da equipe, afirma que esse é exatamente um dos pilares da TV Universitária. “Além de prestar um serviço, o canal também deve estabelecer esse elo entre a Universidade e a sociedade. E é isso que pretendemos com mais esta temporada do 3X4. Projetos grandiosos são feitos aqui e muita gente desconhece. O objetivo é mudar esse cenário”, completa.

O programa de estreia mostrará uma pesquisa que irá construir uma casa simulada para oferecer terapia fonoaudiológica a pessoas que tiveram AVC e ficaram com sequelas na fala. A equipe da TV USP Bauru, além de Vitor e Paula, é formada por mais duas pessoas: o cinegrafista Nico Stolzel e o editor Guilherme Bacciotti. A coordenação da TV fica a cargo do vice-prefeito do campus, José Henrique Rubo.

Visibilidade

O professor José Roberto Pereira Lauris, que é prefeito do campus da USP em Bauru, ressalta a importância de a ciência não ficar restrita somente ao âmbito acadêmico. “Embora as pesquisas na área da saúde tenham, lá na frente, a finalidade de promover a saúde das pessoas, muito do que é feito é conhecido somente em publicações especializadas, no meio acadêmico. Por isso, é importante fazer com que toda a comunidade externa conheça o que é produzido”, reforça.

Cena da nova temporada do Programa 3x4 | Foto: Divulgação
Cena da nova temporada do Programa 3×4 | Foto: Divulgação

O vice-prefeito concorda com tal análise. “Uma das partes do tripé da Universidade, a pesquisa, muitas vezes realizada nos laboratórios e bibliotecas, adotando uma linguagem hermética e técnica, dificilmente atinge a comunidade, que não entende seus propósitos. Aproximar a pesquisa de seus financiadores e beneficiários (os contribuintes) constitui atividade que visa a manter o tripé de sustentação da Universidade, fortalecendo seu vínculo com a comunidade”, avalia o professor Rubo, destacando a parceria da TV USP com a TV Câmara, firmada em 2014 e que continua até hoje.

A diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP e superintendente do Hospital Centrinho, também da USP, Maria Aparecida Moreira Machado, destaca que, em ambas as unidades, a pesquisa é um grande diferencial, contribuindo para a inovação tecnológica e para a melhoria de procedimentos. “Nosso compromisso não é só com a academia, é também com a sociedade que será beneficiada com os resultados das nossas pesquisas. Nesta nova temporada do programa 3×4 da TV USP Bauru, a população terá a oportunidade de conhecer o que estamos fazendo em pesquisa para o bem-estar da nossa comunidade. Vale a pena assistir!”, conclui.

TV USP Bauru

Instalada no campus da USP em Bauru em 2011, a TV USP Bauru é mais um canal de ligação entre a Universidade e a comunidade. Além de divulgar as práticas de pesquisa, ensino e extensão da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), o Centrinho, a programação se concentra também em serviços de utilidade pública, como orientações de saúde.

A nova temporada do 3×4 vai ao ar no dia 11 de agosto, às 20h30, na TV Câmara (canal 10 da NET ou 60.3 UHF digital), após a transmissão da Sessão Solene da Câmara.

Da Assessoria de Comunicação do Campus USP de Bauru