Arte sobre foto: Pexels/Biomidia

Treinamento on-line ajuda na prevenção da covid-19 e outras doenças

Capacitação on-line em biossegurança pode ser aplicada de escolas a empresas e centros de saúde; iniciativa é uma parceria de duas startups da incubadora USP/Ipen-Cietec

25/06/2021

Hérika Dias

Levar as melhores práticas de biossegurança para as atividades do cotidiano e ajudar a preservar a vida durante essa pandemia da covid-19. A Bio Midia foi criada para oferecer treinamento on-line a escolas, empresas, comércios ou qualquer estabelecimento que precise manter suas atividades, mas quer fazer isso em segurança.

A iniciativa é uma parceria entre a EPI Bio e a New Mídia, empresas incubadas no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), sediado no campus da USP, em São Paulo.  “O propósito da Bio Mídia é levar as melhores práticas de biossegurança utilizadas nos melhores laboratórios do mundo para as atividades do cotidiano para ajudar a preservar a vida, por meio de consultorias e treinamentos para a capacitação de todos os colaboradores envolvidos”, explica Sandra Janostiac, fundadora e CEO da New Mídia.  

A capacitação se divide em cinco módulos que podem ser assistidos de um computador ou mesmo um celular. Ela tem aulas práticas e teóricas, com certificação, legendadas em inglês, espanhol e português, materiais complementares em fotos, vídeos e textos, plataforma de fácil uso e opções de pagamento.

“Ao final de cada módulo, há testes de conhecimento. No último módulo, há dinâmicas e experiências, como teste para verificar a qualidade das máscaras, como fazer a lavagem de mão corretamente, o uso de pó fluorescente para mostrar os caminhos da contaminação”, explica a biomédica Tatiana Ometto, doutora em microbiologia pela USP e pós-doutora em virologia pela USP e pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC), nos Estados Unidos.

Segundo a biomédica, o treinamento traz de forma simples e direta como as pessoas podem minimizar os riscos de se infectar ou disseminar o vírus nos ambientes, sejam hospitais, escolas, hotéis, shoppings. 

“Temos um módulo para falar também do engajamento das pessoas, com orientações para quando você sai ou chega em casa, alguma reunião familiar. Isso porque não adianta nada fazermos protocolos nos locais de trabalho e não seguir o comportamento em casa, no final de semana. A falta de cuidados em todos os momentos compromete a segurança”, disse Tatiana.

Todo o treinamento foi construído a partir da experiência e do conhecimento da biomédica. Ela é fundadora da EPI Bio, que realiza treinamentos de biossegurança para pesquisadores da USP, do Instituto Butantan, entre outras instituições que trabalham em laboratórios de alta contenção biológica. São locais de diagnóstico, produção, ensino e pesquisa no trabalho com agentes infecciosos que podem causar doenças severas ou fatais.  

Tatiana Ometto - Foto: Divulgação/IEA-USP

Tatiana Ometto, especialista em biossegurança - Foto: Divulgação/IEA-USP

Foto: Arquivo pessoal

Sandra Janostiac , fundadora da New Mídia- Foto: Arquivo pessoal

Ela também é uma das voluntárias  do EPISaúde, um projeto de cientistas do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP para explicar aos profissionais de saúde como usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) de forma correta e se prevenir da infecção da covid-19 e de outras doenças. 

Vídeo de apresentação dos treinamentos

Materiais para escolas

Segurança nas escolas

A ideia de criar o projeto Bio Mídia começou em dezembro do ano passado, a partir de um encontro entre Sandra, que trabalha com criação de tecnologias para educação, e Tatiana, que é especialista em biossegurança. Inicialmente, o treinamento foi pensado para as escolas que estavam planejando o retorno presencial das aulas. 

Antes de estruturar o treinamento, elas fizeram a pesquisa “Impactos da pandemia para profissionais dos centros de ensino”, que buscava entender como as escolas estavam se preparando para a volta às aulas presenciais. A partir de respostas e dúvidas de educadores de todo o País, elas formularam o Bio Mídia. 

“Outras demandas surgiram a partir das mídias sociais do Bio Mídia com empresas pedindo suporte. Em cima dessa necessidade, criamos um módulo de empresas também. E ainda para profissionais da saúde. Neste módulo específico, contamos com a participação da professora Ana Márcia de Sá Guimarães [do ICB da USP]”, explica a biomédica. 

Para conhecer melhor o treinamento, acesse: http://www.biomidia.net
Instagram/Facebook/Linkedin: @BioMidiaNet
E-mail contato@biomidia.net