Teste para coronavírus da USP detecta variante ômicron e tem resultado em 24h

Com opção de envio para autocoleta, metodologia tem baixo custo, resultado rápido e qualidade técnica comparável ao padrão ouro dos testes RT-PCR; saiba como agendar

27/01/2022 - Publicado há 2 anos
Fotomontagem: Freepik e Pixabay

O Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco da USP (Genoma) criou um teste rápido para detecção de casos de covid-19 pela saliva. Baseado na tecnologia RT-LAMP, o teste do Genoma está disponível para o público com opções de coleta na sede do Genoma, em São Paulo, ou de envio de kit para autocoleta em casa. O custo do teste vai de R$ 120 a R$ 170.

O teste é recomendado para pessoas que apresentam sintomas de covid-19 ou estiveram em contato com pessoas infectadas. Pessoas que se expõem a ambientes de maior risco ou com grande circulação também podem fazer, além daquelas que procuram diagnóstico antes de viajar ou trabalhar.

De baixo custo e menos incômodo na coleta, o teste desenvolvido pelo Genoma foi aperfeiçoado para a detecção de novos casos da covid-19 a partir de amostras de saliva. Por isso, o teste tem maior sensibilidade quando realizado nos primeiros 10 dias contados a partir do início da infecção ou da data de possível contágio.

Após a chegada das amostras ao laboratório, o resultado é enviado por e-mail em 24h. Os agendamentos são abertos sempre às sextas-feiras, às 9h, e ficam disponíveis neste link.

Coleta

Para realizar a coleta presencialmente, é necessário agendar uma visita ao laboratório do Genoma, que fica no campus da USP na capital. Na página de agendamento, é preciso selecionar a opção Coleta no Genoma e seguir as instruções de pagamento e envio do comprovante.

Após a confirmação, basta ir ao Genoma na data e horário escolhidos para coleta da saliva e envio a laboratórios próprios.

Também é possível solicitar o kit para realizar o procedimento em casa. Neste caso, basta escolher a opção Kit Autocoleta, na página de agendamento, onde é possível escolher data e horário do envio. O kit será enviado por um entregador, que aguardará a coleta.

O material é acompanhado de instruções para a coleta. É necessário seguir as etapas determinadas e devolver o material ao entregador, para envio da amostra ao Genoma.

+ Mais

Testes e aconselhamentos genéticos podem salvar vidas e ajudam a entender quem somos

Teste da saliva permite detectar diferenças na carga viral de coronavírus​

Vantagens e custo

Não invasivo, o teste do Genoma não requer um profissional de saúde para coletar as amostras. O grupo de pesquisadores desenvolveu uma solução eficaz em estabilizar o RNA viral, garantindo melhor desempenho do teste, com alta sensibilidade e especificidade.

A coleta realizada no laboratório do Genoma custa R$ 120. O pagamento do teste pode ser feito via transferência ou depósito bancário.

Já o kit para autocoleta custa R$ 170, tendo um custo adicional de R$ 50 para envio. Caso haja mais de um teste para o mesmo endereço, a taxa de envio será cobrada apenas uma vez.

Saiba mais: http://www.genomacovid19.ib.usp.br