Destruição causada pela microexplosão nas instalações do campus Pirassununga - Foto: Divulgação/FZEA USP

Temporal causa destruição no campus da USP em Pirassununga

Árvores e postes foram derrubados, prédios destelhados e salas inundadas. Não há internet e energia elétrica ainda é parcial

 15/10/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 17/10/2021 as 13:24

Luiz Prado

O temporal que arrasou a cidade de Pirassununga no sábado passado, dia 9 de outubro, deixou estragos também no campus Fernando Costa da USP, onde se localiza a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) e parte da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ).

Árvores, postes e placas de sinalização foram derrubados, vias ficaram obstruídas, telhados foram destruídos, houve desabamento de forros, inundação de salas e comprometimento de equipamentos e documentos. Pelo menos três animais morreram. O fenômeno atmosférico responsável pela destruição, parecido com um tornado, é conhecido como microexplosão.

Desde sábado, o campus está parcialmente sem energia e não há conexão de internet, devido à destruição da rede elétrica. De acordo com o prefeito do campus, professor Arlindo Saran Netto, mais de 40 postes de rede de alta e média tensão foram derrubados e precisarão ser substituídos.

“Isso afeta toda a parte de lógica e rede do campus”, declara Netto. “Ficamos sem internet e com uma situação complicada tanto para os procedimentos administrativos quanto para questões didáticas e de pesquisa”. Em caráter emergencial, parte da energia foi reestabelecida no início do campus, onde se localizam alguns dos departamentos da FZEA e instalações da FMVZ. Grande parte das vias já foi desobstruída, mas ainda há muitos destroços às margens do asfalto.

Segundo o professor Carlos Eduardo Ambrósio, diretor da FZEA, foram feitos contratos emergenciais com empresas terceirizadas para acelerar os reparos. Espera-se que até segunda-feira (18/10) a rede elétrica seja reestabelecida no Prédio Central, onde se localiza a diretoria da unidade, a prefeitura do campus, o alojamento estudantil e o refeitório.

Postes derrubados pela microexplosão no campus Pirassununga - Foto: Divulgação/FZEA USP

De acordo com Ambrósio, o destelhamento e a queda de árvores sobre muitos edifícios fez com que a chuva atingisse computadores, mobiliário, máquinas e documentos. O Prédio Central é uma das instalações que contabiliza danos graves. “A sala do Serviço de Graduação e a sala da Congregação foram destruídas”, conta o diretor. Nas instalações da prefeitura, no mesmo prédio, a queda do forro e a entrada da água da chuva destruiram diversos processos administrativos.

Parte do alojamento estudantil foi destelhada e também houve queda do forro. Ninguém ficou ferido, e a Guarda Universitária esteve no local ainda ano sábado. Netto visitou os estudantes no domingo pela manhã, e precisou entrar no campus de motocicleta, já que a circulação de carros estava inviabilizada pela queda das árvores e dos postes.

Estragos em salas e documentos do campus Pirassununga - Foto: Divulgação/FZEA USP

Telhados destruídos nas instalações do campus Pirassununga - Foto: Divulgação/FZEA USP

Aulas suspensas

Dada a calamidade, que se estende por toda Pirassununga, as aulas da FZEA foram suspensas essa semana. “Além do comprometimento da unidade, há problemas em muitas casas. A logística dos professores e funcionários em home office está comprometida. Existem locais ainda sem energia e sem internet”, conta Ambrósio.

Uma parcela dos estudantes que depende da moradia voltou para suas casas e, segundo o prefeito, receberá auxílio financeiro. Aqueles que permanecem no campus estão recebendo marmitas de empresas contratadas, graças ao apoio da Superintendência de Assistência Social (SAS) da USP, dado que o refeitório administrado pela prefeitura do campus está fechado.

Outras estruturas do campus também foram castigadas, como casas de funcionários, setores ligados à criação animal e o abatedouro. Pelo menos três bezerros morreram, em virtude do desabamento de alguns eucaliptos. Outros animais ficaram presos em galhos de árvores tombadas e precisaram ser resgatados.

Na FMVZ, a estimativa inicial dos prejuízos corresponde a 2 milhões de reais, segundo o professor José Soares Ferreira Neto, diretor da unidade. Os principais estragos foram nos telhados, forros e parte elétrica, incluindo danos nos pisos, estruturas metálicas de sustentação e alambrados dos setores de criação de animais.

O único setor com energia elétrica na unidade é o Centro de Apoio ao Ensino e Pesquisa (CAEP), para onde foram levadas as amostras biológicas dos pesquisadores, que corriam risco de serem perdidas sem a refrigeração adequada. Cerca de 50 freezers foram movidos para o espaço e a rede elétrica precisou ser modificada para suportar a nova demanda energética.

As maiores perdas contabilizadas, segundo os três dirigentes, são na parte elétrica e em infraestrutura. Da mesma forma que na FMVZ, equipamentos laboratoriais e materiais de pesquisa conseguiram ser salvos na FZEA graças aos esforços de funcionários e docentes.

Árvores e postes derrubados no campus Pirassununga - Foto: Divulgação/FZEA USP

“No momento em que acabou a energia nós acionamos as pessoas para salvar o material das geladeiras e freezers, houve um mutirão”, conta Ambrósio. “Temos ambientes com gerador funcionando, então, o primeiro passo foi salvaguardar os geradores e manter o diesel funcional. E com isso as amostras foram deslocadas. Mas, claro, haverá perdas. Alguns ambientes foram destruídos, houve bastante complicações”.

Salas de aula, banheiros e blocos didáticos afetados pela microexplosão - Foto: Divulgação/FZEA USP

Estragos causados pela tempestade no campus Pirassununga - Foto: Divulgação/FZEA USP

Comunidade unida

Todos os dirigentes salientam o empenho da comunidade para tentar preservar os equipamentos e estruturas atingidas pelas chuvas. Segundo o diretor da FZEA, na segunda-feira uma equipe de funcionários tratou de resgatar equipamentos, cobrindo com plásticos e lonas o que não poderia ser deslocado e transportando para outros setores ou mesmo para a própria casa o que fosse possível.

“É impressionante o quanto a comunidade, os funcionários, se juntaram para limpar e organizar o ambiente após a tempestade, mesmo com as suas casas atingidas”, declara Ambrósio. Netto também pontua o engajamento das pessoas das três unidades nesse momento. “A união daqueles que estão tentando ajudar na limpeza e na remoção dos entulhos mostra o amor que as pessoas têm pelo campus”.

“Houve uma atmosfera de enorme cooperação entre todo mundo”, concorda Soares, que atribui parte desse movimento a outro desastre recente enfrentado pelo campus: o incêndio que destruiu parcialmente sua vegetação em agosto deste ano. “Isso sensibilizou muito as pessoas e quando veio essa nova tragédia, das águas e dos ventos, essa atmosfera se fez muito presente”.

Agora, de acordo com Ambrósio, o campus precisa de apoio financeiro para se reestruturar. Tanto a prefeitura quanto a FZEA e FMVZ estão finalizando o levantamento dos gastos. Assim que a rede elétrica for reestabelecida, os próximos passos são reativar a rede de dados e iniciar a reposição dos telhados. Em seguida virá a restauração das instalações internas.

O prefeito destaca o suporte fundamental que o campus vem recebendo dos órgãos da administração central da universidade, sobretudo na busca por apoio jurídico e financeiro para a crise. O diretor da FMVZ também elogia esse apoio. “Evidentemente, nós precisamos recorrer a reitoria e a Coordenadoria de Administração Geral (Codage), porque o montante de recursos dos quais precisamos para recuperar as estruturas não está disponível em nossas caixas”, explica Soares. “Mas eles estão muito sensíveis a isso e acho que vão fazer todo o possível para termos nossos próprios restaurados”.

Vídeo do momento da tempestade - Divulgação/FZEA USP

Em meio a esse desastre, funcionários, professores e estudantes do campus reúnem energias para reorganizar a vida profissional e acadêmica. “Nós temos que ter força de vontade e estrutura física e emocional para colocar a unidade para funcionar”, observa Ambrósio, que assumiu a diretoria da FZEA em 15 de agosto e já passou por um incêndio, o retorno ao trabalho presencial e agora contabiliza os estragos de uma tempestade vinda às vésperas do dia da padroeira do Brasil. “Foi um feriado atípico para quem esteve no campus trabalhando em sua recuperação”, comenta.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.