Tecnologia e entretenimento: X-Reality é tema de evento da USP

Objetivo é debater experiências de X-Reality, nacionais e internacionais, em conferências, talks, mesas-redondas, showcase e workshops

 28/06/2019 - Publicado há 5 anos
Captura de vídeo em 360° produzido pelo LabArteMídia da ECA – Imagem: LabArteMídia/Divulgação

A convergência dos paradigmas técnicos e estéticos proporcionados pelas pesquisas e experiências em realidade virtual, aumentada e mista é o tema da primeira edição do X-Reality USP Conferência + Mostra. O X-Reality USP será sediado em duas escolas de artes paulistanas, a Escola Britânica de Artes Criativas (Ebac) e a Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA), nos dias 29 de junho e 1º de julho, respectivamente. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site.

A curadoria do evento reuniu pesquisadores e artistas e pretende deixar visíveis as mudanças abarcadas pelo universo das X-Reality para a linguagem audiovisual, sobretudo na criação, desenvolvimento e realização de conteúdo visando à distribuição em plataformas de convergência tecnológica, interativas e imersivas, por meio de conferências e debates e de show case com trabalhos nacionais e internacionais em X-Reality.

A mostra de trabalhos brasileiros terá a presença de importantes artistas, produtores e pesquisadores convidados dentre o que se produz atualmente no Brasil. Também durante o evento, seis trabalhos internacionais apresentados na mostra Raindance Immersive Stories, da última edição do Raindance Film Festival (UK) serão mostrados pela primeira vez no Brasil.

Clique para ampliar – Imagem: Divulgação

O X-Reality USP oferece ainda dois workshops gratuitos: Realidade Virtual (20 vagas), ministrado pela Samsung Eleven, e Realidade Aumentada (10 vagas), oferecido pela Jandig. Os dois workshops recebem inscrições no credenciamento do evento, a partir das 9h30 de sábado, e serão preenchidas por ordem de chegada.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa LabArteMídia – Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais, em conjunto com o Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) e o Programa em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) da ECA, tendo como parceiro internacional o Raindance Film Festival e como parceira nacional a Ebac.

O X-Reality USP tem o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), apoio e suporte técnico-operacional de Samsung Ocean, MemeLab e apoio Greenpeace Brasil, e SPCine – Secretaria Municipal de Cultura.

Confira a programação completa no site do evento.

Da Assistência de Comunicação da ECA


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.