Tarde Científica explica monitoramento de chuvas

Evento, que será no Parque CienTec, apresenta projeto de radares meteorológicos de alta precisão e aborda casos de fortes chuvas em 2016 para explicar como identificar tempestades

20/10/2016 - Publicado há 7 anos
Palestra com professor do Instituto de Astronomia e Geofísica (IAG) da USP apresenta projeto ChuvaOnline – Foto: Divulgação

.
Com a chegada do próximo verão, a temporada de chuvas mais severas em São Paulo também se aproxima. A fim de levar mais informações sobre este assunto à população, o Parque de Ciência e Tecnologia (Parque CienTec) da USP elaborou mais um encontro do programa Tarde Científica, com o tema “Monitorando Tempo Severo em São Paulo”. O evento será no dia 22 de outubro, às 15h, com entrada gratuita.

A palestra será ministrada pelo professor Carlos Augusto Morales Rodriguez, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciência Atmosféricas (IAG) da USP e apresentará para os interessados o projeto ChuvaOnline, que conta com três radares meteorológicos de alta precisão recentemente inaugurados pela USP. Os radares têm cobertura de raio de 60 km, distância suficiente para cobrir toda a região metropolitana de São Paulo, e permitem identificar informações de chuvas com detalhamento de ruas, quarteirões e bairros.

No encontro serão abordados casos severos observados em 2016 e a equipe responsável explicará como é possível identificar as fortes chuvas no momento em que acontecem. Para mais informações sobre a Tarde Científica acesse o portal do Parque CienTec.

O Parque CienTec, além de promover a discussão sobre as chuvas de verão em São Paulo, também sedia, de 18 a 22 de outubro, atividades relativas à Semana USP de Ciência e Tecnologia. As Trilhas Ecológicas nas Fontes do Ipiranga, a exposição A agricultura familiar, uma oportunidade para o planeta e o Projeto VerCiência compõem a programação do Parque CienTec na Semana. Para mais informações acesse o portal da Semana USP de Ciência e Tecnologia.