Site destaca ações de humanização no HC durante a pandemia

Espaço reúne histórias inspiradoras, atividades de humanização e cuidado no ambiente hospitalar e uma galeria com fotos do cotidiano que destacam os valores humanos

 16/07/2020 - Publicado há 4 anos
Por
Galeria de fotos do site mostra cotidiano de cuidados do hospital – Foto: Divulgação/HC e Covid-19

.

Desde que o novo coronavírus chegou ao Brasil, 500 leitos de enfermaria, 300 unidades de terapia intensiva e 6 mil colaboradores dedicados ao combate da covid-19 fazem parte do cotidiano do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em São Paulo. Esses números, e outras diversas informações sobre a pandemia, podem ser encontrados no site Especial HC e Covid-19

Além de informações institucionais, o projeto tem como objetivo disseminar conteúdos como notícias científicas, artigos, cursos e maneiras de contribuir nesse momento de crise. Na aba “Quero Ajudar!”, por exemplo, há descrições sobre como ajudar oferecendo trabalho voluntário ou realizando doações por meio do portal ViralCureEm outra, “Fato x Fake”, há checagem de fatos relacionados ao coronavírus, indicando se são verdadeiros ou falsos. Orientação a profissionais da saúde e até mensagens de agradecimentos a esses profissionais também fazem parte da construção do portal. 

Apesar de reunir diversas frentes de informação, o destaque do site é a área de humanização. Uma das páginas, chamada “Imagens do Cuidado”, apresenta fotos do cotidiano das pessoas no HC em momentos delicados, como na aproximação entre o profissional da saúde e o paciente, na vestimenta dos equipamentos de segurança pela equipe de saúde e outros detalhes que revelam o cuidado em todos os processos do hospital. As imagens são do premiado fotógrafo André François e da jornalista Paula Poleto. Um espaço também é dedicado a mostrar histórias inspiradoras de pacientes que estiveram no HC para receber atendimento e se recuperaram da covid-19. Outra página trata da “arte de cuidar”, destacando orientações de segurança, práticas para manter a saúde física e mental, informações úteis para o ambiente de trabalho e domiciliar, além de indicações culturais e opções de atividades para as crianças que estão em casa.

.

Site destaca ações de humanização do Hospital das Clínicas no atendimento à covid-19 – Foto: Divulgação/HC e Covid-19

.
A coordenação do projeto é realizada pelo Núcleo Técnico e Científico de Humanização (NTH), parte do Programa Cuidar de Todos, junto à Chefia de Gabinete da Superintendência e o Núcleo de Comunicação Institucional do HC-FMUSP. Conta também com o apoio de voluntários e alunos da Faculdade de Medicina da USP. 

Mais informações: humaniza.adm@hc.fm.usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.