Serviço de orientação financeira ajuda você a planejar orçamento

A Jornada SOFf, cujo objetivo é o de promover a educação financeira, sofreu mudança de perfil de seu público, que passou a ser de classes sociais menos favorecidas

 Publicado: 09/11/2021
A jornada será dividida em quatro módulos de uma semana e abordará temas como endividamento e crédito – Foto: FEA-USP

 

No dia 17 de novembro, começará a Jornada SOFt (Serviço de Orientação Financeira), promovida pela  Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. O curso tem como objetivo orientar o público sobre questões financeiras, como investimentos, crédito e dívidas.

Alfredo Coli Jr. – Foto: LinkedIn/Reprodução

Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, o professor Alfredo Coli Junior, da FEA, contou os detalhes do evento. “A jornada é um primeiro passo. Além de falar de alfabetização financeira ou habilidade financeira, a gente fala de um primeiro passo da consciência financeira. Você entende de fato o que está por trás das habilidades financeiras”. 

A jornada será dividida em quatro módulos de uma semana, nos quais serão abordados assuntos como habilidade financeira; planejamento financeiro, com orçamento doméstico, renda familiar; parte de investimentos, com produtos financeiros ou não; crédito e endividamento, focado no crédito sustentável.

O professor ressalta a mudança de público, que passou a abranger pessoas de classes sociais mais baixas. “Começamos a atender pessoas de uma classe mais baixa, porque realmente o poder aquisitivo tem diminuído na sociedade brasileira”, afirma. De acordo com ele, o foco voltou-se a assuntos como endividamento e crédito.

A Jornada SOFt está disponível para todos os públicos . Para se inscrever, basta clicar aqui ou enviar um email para sof@usp.br.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica, a Faculdade de Medicina e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 10h45, 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.