Série mostra contribuições do curso de Engenharia Ambiental da USP em São Carlos

Curso da Escola de Engenharia de São Carlos da USP celebra 20 anos formando profissionais comprometidos com o enfrentamento dos problemas da sociedade relacionados ao meio ambiente

05/06/2023 - Publicado há 11 meses
Fachada da EESC no campus da USP em São Carlos – Foto: Divulgação/EESC

.
Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente e a Semana Nacional do Meio Ambiente, que teve início dia 5 de junho, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP lançou a série em vídeo Da EESC para o Meio Ambiente, com o propósito de mostrar sua contribuição, ao longo dos seus 70 anos, para a sustentabilidade do País e, consequentemente, do planeta. Uma das primeiras áreas abordadas na série é a formação de engenheiros especializados nesse campo de atuação, disponível no Canal da EESC no Youtube.

As atividades do curso de graduação em Engenharia Ambiental da EESC tiveram início há 20 anos e, nestas duas décadas, foram formados cerca de 550 profissionais voltados aos problemas da sociedade, priorizando a formação crítica, flexível e reflexiva, comprometida com os valores que compõem as premissas da sustentabilidade.

“Para efetivamente auxiliar a sociedade no enfrentamento de problemas complexos, o curso de Engenharia Ambiental da EESC busca preparar profissionais com formação ampla na área ambiental e conscientes da necessária e urgente transformação do modelo de desenvolvimento econômico para a sua compatibilização com a sustentabilidade ambiental e a justiça social”, explica o professor Davi Gasparini Fernandes Cunha, coordenador do curso da EESC.

A partir de uma sólida base em Engenharia, o curso forma profissionais cuja vocação é, a partir de uma visão sistêmica, considerar de forma integrada os meios físico, biótico e antrópico para propor soluções, tais como métodos, técnicas, instrumentos e tecnologias, que permitam que as intervenções humanas se coadunem com a conservação do meio ambiente para as gerações atuais e futuras.

Para o diretor da EESC, Fernando Martins Catalano, é essencial que a instituição continue ampliando suas ações e atividades de ensino, pesquisa e inovação, voltadas ao meio ambiente, para o bem-estar e prosperidade da população. Em seu discurso de posse, ocorrida em abril deste ano, ele enfatizou que “os dias de hoje exigem que a engenharia esteja interligada ao desenvolvimento humano, principalmente no que diz respeito às questões relacionadas aos desafios globais, como mudanças climáticas, pobreza e proteção do meio ambiente”.

Clique no player e confira o vídeo da série Da EESC para o Meio Ambiente:

Desenvolvimento econômico e proteção ambiental

Para Cunha, o curso de Engenharia Ambiental é relevante no contexto em que a USP se insere e em face à posição de destaque que a instituição ocupa como uma das universidades de referência no Brasil e no mundo. Ele lembra que a compatibilização entre os objetivos de desenvolvimento socioeconômico e os de proteção ambiental é uma necessidade premente para a sociedade.

“Uma das questões mais urgentes que têm desafiado a integridade e a própria sobrevivência da humanidade se refere à crise ambiental, que se traduz no rápido esgotamento dos recursos naturais, na excedência da capacidade de suporte dos ecossistemas e no colapso dos sistemas naturais. Tais processos, entre outros inconvenientes, geram prejuízos significativos ao bem-estar e à qualidade de vida, promovem agravos à saúde pública e acarretam o comprometimento temporário ou permanente dos benefícios diretos e indiretos obtidos por todos os seres vivos a partir dos ecossistemas, também conhecidos como serviços ecossistêmicos”, destaca Cunha.

Para ele, as raízes da crise ambiental se associam, principalmente, ao crescimento populacional acelerado, ao incremento da demanda por recursos naturais (por exemplo, água e energia), ao aumento da degradação ambiental e às ineficiências do modelo de desenvolvimento planetário. “Resultado disso são os diversos problemas que afetam os meios aquático, terrestre e atmosférico, além das multifacetadas interações que regem os impactos sobre a biodiversidade, os desequilíbrios dos ciclos biogeoquímicos, os desastres naturais, as alterações climáticas, os eventos extremos e os seus efeitos globais”, conclui.

Os egressos do curso da EESC têm atuado em diferentes áreas e setores da sociedade, incluindo indústrias, empresas de consultoria, ONGs, serviço público e academia, entre outros.

.

Texto adaptado de Alexandre Milanetti, da Assessoria de Comunicação da EESC. Vídeo: Edmilson Luchesi / Rafaela Paes