
.
O Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP lança nesta semana uma série de áudios que formam o podcast Cidadania XXI, que marca a estreia do NEV no aplicativo de músicas e podcasts Spotify. A produção trata dos textos publicados no Relatório de Direitos Humanos no Brasil, publicação histórica do NEV que foi retomada em 2020, para compor um e-book ao final do ano de 2021. Os textos estão sendo publicados no site do núcleo, no endereço www.nev.prp.usp.br, na página Relatório de DH.
Em três episódios de estreia, o Podcast traz as análises do professor Marcos César Alvarez, coordenador do NEV, sobre os propósitos do Relatório e do podcast. No segundo bloco, o Cidadania XXI apresenta oito trechos em que as autoras do texto “O presente supera o passado? Dilemas da tortura no Brasil” apresentam, em sua própria voz, trechos de seu artigo e comentam um pouco mais de sua perspectiva.
Tortura
Lançado como forma de continuar lembrando o Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura, marcado em 26 de junho, o texto sobre tortura do Relatório de Direitos Humanos do NEV possui oito tópicos para o podcast:
- contextualização do enfrentamento à tortura (Youtube | Spotify);
- associação do termo direitos humanos com direitos dos bandidos e seu efeito negativo (Youtube | Spotify);
- as definições jurídicas de tortura (Youtube | Spotify);
- tortura e tolerância da sociedade (Youtube | Spotify);
- como agem na prática os mecanismos de prevenção à tortura (Youtube | Spotify);
- as diferentes omissões do Estado sobre tortura (Youtube | Spotify);
- construção e desmonte do sistema de enfrentamento à tortura (Youtube | Spotify);
- caminhos para prevenção e enfrentamento à tortura (Youtube | Spotify).
O texto foi escrito pelas pesquisadoras Thais Lemos Duarte (Crisp/UFMG), Mayara de Souza Gomes (UFABC), Maria Gorete Marques de Jesus (NEV/USP) e Natalia Martino (Crisp/UFMG), que também contam um pouco sobre suas trajetórias de pesquisa e atuação a respeito desse tema no podcast.
Clique no player abaixo para conferir o primeiro episódio:
.
Relatório de pesquisa Tortura como marca cotidiana
Um novo estudo produzido pelo NEV em parceria com o Crisp/UFMG e a organização dinamarquesa Dignity foi lançado também no início de julho. O estudo, que está disponível no site do NEV, neste link, teve a participação de duas das autoras do texto, Thais Lemos e Gorete Marques.
Em evento de lançamento do estudo, além das exposições das autoras, foram reunidas as perspectivas de Eliene Santos, do Movimento Mães de Manguinhos, que trouxe depoimentos fortes sobre o sofrimento causado pela ação do Estado a jovens de periferia e familiares como ela. Henrik Ronsbo, da Dignity, apresentou o trabalho da instituição na Dinamarca e em outros países, tratando do contexto internacional de enfrentamento à tortura. E o professor Sergio Adorno, pelo NEV-USP, complementou as análises a respeito dos dados alarmantes apontados na pesquisa sobre a presença de tortura no cotidiano atual da vida na sociedade.
Além de ler a pesquisa, o debate está disponível no canal do NEV: https://www.youtube.com/watch?v=XH52grru5Qw
Para conferir todos os episódios do podcast Cidadania XXI clique neste link.
.
Texto adaptado de Cristina Uchôa e equipe de comunicação do NEV
.