Série em podcast analisa situação dos direitos humanos no Brasil

Produção do Núcleo de Estudos da Violência da USP explica conteúdos do novo “Relatório da Situação dos Direitos Humanos no Brasil”; texto sobre tortura também é tema de debate

 08/07/2021 - Publicado há 3 anos
Produções em áudio comentam relatório sobre situação dos direitos humanos no País – Foto: George Campos/USP Imagens

.
O Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP lança nesta semana uma série de áudios que formam o podcast Cidadania XXI, que marca a estreia do NEV no aplicativo de músicas e podcasts Spotify. A produção trata dos textos publicados no Relatório de Direitos Humanos no Brasil, publicação histórica do NEV que foi retomada em 2020, para compor um e-book ao final do ano de 2021. Os textos estão sendo publicados no site do núcleo, no endereço www.nev.prp.usp.br, na página Relatório de DH.

Em três episódios de estreia, o Podcast traz as análises do professor Marcos César Alvarez, coordenador do NEV, sobre os propósitos do Relatório e do podcast. No segundo bloco, o Cidadania XXI apresenta oito trechos em que as autoras do texto “O presente supera o passado? Dilemas da tortura no Brasil” apresentam, em sua própria voz, trechos de seu artigo e comentam um pouco mais de sua perspectiva.

Tortura

Lançado como forma de continuar lembrando o Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura, marcado em 26 de junho, o texto sobre tortura do Relatório de Direitos Humanos do NEV possui oito tópicos para o podcast:

  • contextualização do enfrentamento à tortura (Youtube | Spotify);
  • associação do termo direitos humanos com direitos dos bandidos e seu efeito negativo (Youtube | Spotify);
  • as definições jurídicas de tortura (Youtube | Spotify);
  • tortura e tolerância da sociedade (Youtube | Spotify);
  • como agem na prática os mecanismos de prevenção à tortura (Youtube | Spotify);
  • as diferentes omissões do Estado sobre tortura (Youtube | Spotify);
  • construção e desmonte do sistema de enfrentamento à tortura (Youtube | Spotify);
  • caminhos para prevenção e enfrentamento à tortura (Youtube | Spotify).

O texto foi escrito pelas pesquisadoras Thais Lemos Duarte (Crisp/UFMG), Mayara de Souza Gomes (UFABC), Maria Gorete Marques de Jesus (NEV/USP) e Natalia Martino (Crisp/UFMG), que também contam um pouco sobre suas trajetórias de pesquisa e atuação a respeito desse tema no podcast.

Clique no player abaixo para conferir o primeiro episódio:

.

Relatório de pesquisa Tortura como marca cotidiana

Um novo estudo produzido pelo NEV em parceria com o Crisp/UFMG e a organização dinamarquesa Dignity foi lançado também no início de julho. O estudo, que está disponível no site do NEV, neste link, teve a participação de duas das autoras do texto, Thais Lemos e Gorete Marques.

Em evento de lançamento do estudo, além das exposições das autoras, foram reunidas as perspectivas de Eliene Santos, do Movimento Mães de Manguinhos, que trouxe depoimentos fortes sobre o sofrimento causado pela ação do Estado a jovens de periferia e familiares como ela. Henrik Ronsbo, da Dignity, apresentou o trabalho da instituição na Dinamarca e em outros países, tratando do contexto internacional de enfrentamento à tortura. E o professor Sergio Adorno, pelo NEV-USP, complementou as análises a respeito dos dados alarmantes apontados na pesquisa sobre a presença de tortura no cotidiano atual da vida na sociedade.

Além de ler a pesquisa, o debate está disponível no canal do NEV: https://www.youtube.com/watch?v=XH52grru5Qw

Para conferir todos os episódios do podcast Cidadania XXI clique neste link.

.

Texto adaptado de Cristina Uchôa e equipe de comunicação do NEV

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.