Série de palestras gratuitas discutem o financiamento da educação brasileira

Minicurso na USP, em São Paulo, terá ênfase em comparações internacionais; as atividades serão de 29 a 31 de julho

 15/07/2019 - Publicado há 5 anos

Como é financiado o ensino em diferentes países em relação a recursos públicos e privados. Esse é o tema principal de um minicurso gratuito que o Instituto de Física (IF) da USP, em São Paulo, realiza entre os dias 29 e 31 de julho.

No programa, estão inclusas palestras sobre investimento por nível educacional, públicos e privados no Brasil e no mundo, e como são financiadas as universidades no País. O minicurso pretende atingir o público ligado à educação e investimento público, como professores de todos os níveis de ensino, estudantes do ensino superior, educadores, administradores públicos e ocupantes de cargos políticos.

O minicurso Financiamento da Educação: Comparações Internacionais será no Auditório Adma Jafet do IF, entre 14 e 16 horas. As inscrições gratuitas estão abertas até o dia 21 e podem ser feitas por meio deste link. O IF está localizado na Rua do Matão, 1.371, no campus Cidade Universitária, Butantã, São Paulo.

Programa completo

1) Critérios usados para comparar investimentos educacionais em diferentes países: porcentagem do PIB em educação; porcentagem da renda per capita por criança ou jovem; dólar investido por aluno matriculado;
2) Investimento por nível educacional (EI, EF, EM, ES) no Brasil e em diversos países;
3) Investimentos públicos e privados em educação: comparação do Brasil com outros países;
4) Taxas de privatização da educação no Brasil e nos demais países em diferentes níveis de ensino;
5) Como são financiadas as universidades no Brasil (instituições públicas, FIES, Prouni, mensalidades, outros) e nos demais países;
6) O que são os tais fundos patrimoniais (os também chamados de endowments). Onde eles existem, onde não existem, de onde vêm e para onde vão os recursos;
7) Como se compara o desempenho dos estudantes das escolas públicas e das escolas privadas confessionais, charters, lucrativas e não lucrativas?
8) Retorno econômico dos investimentos em educação e formação de profissionais em várias áreas nos diversos países; comparação com o Brasil.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.