Série de eventos na USP busca estimular iniciativas empreendedoras e ideias inovadoras

Promovidos pela Agência USP de Inovação durante o mês de novembro, eventos on-line e presenciais são abertos ao público e têm inscrições gratuitas

31/10/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 03/11/2022 as 9:27
Arte sobre foto/Freepik

.
Você quer começar a empreender ou tem ideias inovadoras para a solução de problemas? A Agência USP de Inovação (Auspin) promove durante o mês de novembro uma série de eventos, on-line e presenciais, sobre Inovação e Empreendedorismo. São palestras, workshops, dinâmicas práticas, mesas-redondas e demais atividades, que visam a estimular iniciativas empreendedoras e ideias inovadoras, dentro e fora da USP. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, e ainda haverá realização de sorteios.

Na abertura do Mês da Inovação e do Empreendedorismo USP, o webinar Fala Inovação! traz a palestra Empreendedorismo e a proteção de criações intelectuais, que ocorrerá no dia 3 de novembro, às 14h, ministrada por Maria Aparecida de Souza (chefe técnica do Serviço de Propriedade Intelectual). Será aborda a importância da propriedade intelectual e como ela torna uma criação ainda mais atrativa para o mercado. Além da abertura, o evento também contará com uma conversa sobre o papel da Auspin na proteção do patrimônio desenvolvido por alunos e professores da Universidade, e sua importância em todas as etapas do processo de inovação. Evento com transmissão online.

No dia 8 de novembro, às 14h30, o webinar Fala Inovação! trata da Ciência de dados na Medicina, que mostra os ganhos da medicina com o uso da inteligência de dados, além de contar mais sobre os desafios do convênio entre a MaChiron – startup criada por estudantes dos cursos de Medicina e Ciências Moleculares que tem como objetivo levar a inteligência artificial a instituições de saúde – e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). Com a participação de Marina Caldeira (gerente de Pesquisa e Inovação da FMUSP), Ana Ciconelle (diretora da MaChiron) e moderação de Flávia O. Prado Vicentin (gerente de Inovação da Auspin de Ribeirão Preto). Transmissão pelo Youtube.

Também voltado para a saúde, no dia 10 de novembro, às 14h, o webinar Fala Inovação! discute o Hub de Inovações Tecnológicas na área da Saúde, um evento que vai falar sobre os espaços que estão sendo criados para o desenvolvimento de soluções inovadoras nas áreas de Ciências da Vida pelo Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia) e Supera Parque. Com a participação de Paula Lima (diretora presidente do Cietec) e Eduardo Cicconi (gerente do Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto), e moderação do professor Luiz Henrique Catalani, coordenador da Auspin. A transmissão será também via canal do Youtube.

Por fim, o último evento on-line, o webinar Fala Inovação! – Mulheres empreendedoras, discutirá os desafios do universo da pesquisa contando com a participação de Luana Raposo de Melo Moraes (diretora executiva e cofundadora da ImunoTera e da DeltaLys Biotechnology) e Maria Vitória Badra Bentley (professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP). A moderação será realizada por Flávia O. Prado Vicentin, gerente de Inovação da Auspin de Ribeirão Preto. Com transmissão online..

Há também o evento presencial, o workshop Ideação + Design Thinking: Gerando soluções inovadoras com a Nestlé, que será realizado nos dias 29 e 30 de novembro, das 14h às 17h, no Inova USP (Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 370, 1º andar, Bloco B, sala 106, Cidade Universitária). Promovido em parceria com a Nestlé, aborda os conceitos de Ideação e Design Thinking, e como essas metodologias e suas ferramentas contribuem para o processo de inovação e criação de novos produtos e serviços. O evento visa a estimular ideias inovadoras através de dinâmicas interativas e exposição de cases reais da Nestlé, apresentados por Marcelo Lopes de Andrade, coordenador de Digital & Business Innovation da Nestlé. Nos dois dias, ao final, haverá sorteio de prêmios entre os participantes, além da divulgação de oportunidades de vagas abertas. Inscrições aqui.

Confira mais detalhes da programação e como se inscrever em cada um dos eventos neste link

Para mais informações acesse https://linktr.ee/AUSPIN