Seminários promovem discussão sobre pós-graduação em tempos de pandemia

Conferências promovidas pela Pró-reitoria de Pós-Graduação fomentam discussão sobre as dificuldades do ensino e pesquisa na pós-graduação durante a pandemia

15/04/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 16/04/2021 as 17:31
Foto: 123RF

.

Começa nesta sexta, dia 16 de abril, o ciclo de seminários Vivenciando 2021: Pós-graduação, novos contextos e antigas questões?, promovido pela Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da USP de forma on-line e gratuita. As conferências devem acontecer durante os dois semestres do ano e serão transmitidas ao vivo pelo Canal do Youtube da PRPG. O objetivo dos eventos é debater a forma com que as questões da  pandemia podem afetar a realidade da pós-graduação no Brasil — como seus processos de ensino-aprendizagem e suas práticas pedagógicas e procedimentos, aos quais se associam mudanças no contexto sociocultural, econômico e sanitário.

O primeiro seminário abordará as estratégias de política de ciência e de formação superior e contará com a participação de Arlindo Philippi Jr., professor da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, Cristina D’Avila Teixeira, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e  José Alexandre Felizola Diniz Filho, docente da Universidade Federal de Goiás (UFG). A conferência pode ser assistida gratuitamente neste link, no dia 16 de abril, às 15 horas. O vídeo também estará disponível no canal após o evento ao vivo.

O processo de ingresso na pós-graduação, as pesquisas e projetos, a inovação e originalidade, a produção e o financiamento devem ser alguns dos temas discutidos durante os seminários, que poderão ser organizados no formato de palestras, debates ou entrevistas.

Confira a programação:

1º semestre:

• 16 de abril: Sentidos e Dimensões de ‘Programa’ de Pós-graduação (estratégias de uma política de ciência e de formação superior para um País)
  • 30 abril: Produção e Formação: filtro de ingresso, projeto e abordagens disciplinares
  • 21 de maio: Produção e Formação: produto, produção, produtivismo e produtividade
  • 18 de junho: Domínios da Pesquisa e Valorização da Autoria: perspectivas da interação Orientador/Orientando

2º semestre:

• 20 de agosto: Formação e Transformação de Pós-graduandos no universo de avaliações: avaliação CAPES e impacto científico-acadêmico
  • 17 de setembro: ‘Estruturação de Programas de Pós-graduação: financiamento e estratégias de Desenvolvimento de Pesquisa
  • 15 de outubro: Narrativas Acadêmicas e Profissionais I
  • 12 de novembro: Narrativas Acadêmicas e Profissionais II
  • 26 de novembro: Painel de fechamento: Política de pós-graduação da universidade: autonomia dos programas

Acompanhe os eventos pelo Canal do Youtube da PRPG neste link.

.