Semana tem vários eventos da USP com transmissão pela internet

De 17 a 21 de agosto, transmissões on-line gratuitas com especialistas da USP podem ser acompanhadas pelo público externo à Universidade

 17/08/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 19/08/2020 as 10:05
Foto: Freepik

.
Confira a programação de webinars, lives, seminários e outros encontros que serão realizados nesta semana de 17 a 21 de agosto. As atividades são organizadas por pesquisadores da USP e podem ser acompanhadas gratuitamente pela internet.

Dia 17 de agosto – segunda-feira

Retornos Salariais de Mudanças de Emprego e Tamanho Urbano

Às 11 horas, o Núcleo de Economia Regional e Urbana da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) promove o webinar Retornos Salariais de Mudanças de Emprego e Tamanho Urbano, com participação de Edivaldo C. Neves Jr., Carlos Roberto Azzoni e André Chagas. O encontro terá transmissão neste link.

Experiências Interdisciplinares na Formação Inicial de Professores para a Educação Básica

Com realização da Cátedra de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados (IEA), o terceiro encontro Experiências Interdisciplinares na Formação Inicial de Professores para a Educação Básica terá transmissão às 16 horas neste link e para participar é necessária inscrição no formulário on-line.

O evento terá como destaque os temas da Licenciatura em Ciências Exatas da USP/São Carlos, as Licenciaturas em Grandes Áreas da FE/Sesi, o Bacharelado em Ciência e Tecnologia às Licenciaturas Interdisciplinares na UFABC, e as Licenciaturas Interdisciplinares e Complexos Integrados de Educação da UFSB. O evento continua no mesmo horário no dia 18, com grupos de discussão, plenária de compartilhamento e síntese do palestrante.

Discursos Contrários aos Direitos Humanos e a Disputa Política no Brasil

Realizado pelo Núcleo de Estudos da Violência (NEV), o webinário discute os trajetórias e argumentos centrais para o crescimento do fenômeno de discursos contrários aos direitos humanos, que hoje interpela diretamente a construção da democracia no Brasil. Participam os pesquisadores do NEV Roberta Nocello, Gustavo Higa e Marcos Alvarez. A transmissão tem início às 17 horas pelo Canal no NEV no YouTube, neste link.

A Importância do Acompanhamento Terapêutico (AT) no Tratamento dos Transtornos Mentais

O Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP vai abordar em um evento on-line o tratamento dos transtornos mentais e a importância do acompanhamento terapêutico, trabalho clínico que tem o objetivo de promover a autonomia, a reinserção social e a melhora na organização subjetiva do paciente, por meio da ampliação da circulação e da apropriação de espaços públicos e privados. Participam do evento Adriane Bacellar, psicanalista e coordenadora no Centro de Reabilitação e Hospital Dia do IPq, e Juliana Bel, psicanalista e coordenadora de acompanhantes terapêuticos da mesma instituição. A transmissão será às 19 horas pelo Instagram @neuropsiipq, neste link.


Dia 18 de agosto – terça-feira

Medidas Para o Controle da Disseminação da Covid-19 e Tuberculose

Às 18 horas, a Liga de Tuberculose da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) apresenta palestra on-line com Fernando Auguto Dias e Sanches, sanitarista, membro da Stop TB Partnership e cochair do Infection Prevention and Control Working Group da União Internacional contra a Tuberculose (The Union). Ele vai abordar a disseminação da tuberculose no contexto da pandemia do novo coronavírus, com transmissão neste link.

Mestrados Profissionais: Origem e Tendências

Às 19h30, como parte do Ciclo de Encontros Acadêmicos da Faculdade de Odontologia (FO), será transmitido o evento Mestrados Profissionais: Origem e Tendências, com transmissão neste link. Participam Marcelo de Carvalho Borba, coordenador da área de ensino; Wanda Maria Risso Günther, mestrado profissional em ambiente, saúde e sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública (FSP); Sylvia Helena Souza da Silva Batista, do mestrado profissional ensino em ciências da saúde da Unifesp; Maria Ercilia de Araujo, da área de formação interdisciplinar em saúde da FO. Inscrições podem ser realizadas on-line.


Dia 19 de agosto – quarta-feira

Os Desafios Para Uma Volta Segura aos Campi da Universidade

Às 10h, a Reitoria da USP promove o encontro virtual, com transmissão pelo Canal USP neste link aberto, a toda a comunidade (docentes, alunos e funcionários), no qual será apresentado o Plano USP Para o Retorno Gradual das Atividades Presenciais. A programação do evento terá a abertura do reitor da USP, Vahan Agopyan; exposição sobre a atual situação da pandemia com Esper Kallás, titular da FMUSP e coordenador do GT USP Covid-19; exposição sobre a situação financeira da USP, com Luiz Gustavo Nussio, coordenador da Coordenadoria de Administração Geral (Codage); e exposição do Plano USP Para o Retorno Gradual das Atividades Presenciais, com Antonio Carlos Hernandes, vice-reitor da USP.

UrbanSus: Cidades, Praias e Poluição Marinha

Às 14 horas, o programa USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados (IEA) promove um evento on-line para discutir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (Agenda 2030), mais especificamente o ODS14 – Vida na Água, buscando avaliar a conjuntura dos cenários atuais da poluição marinha e as questões ligadas aos microplásticos e derramamento de óleos, a gestão do uso da terra nos ambientes costeiros e compreender como o crescimento das malhas urbanas tem impactado os ecossistemas marinhos. O evento terá três painéis: O litoral das regiões e Norte e Nordeste do Brasil; O litoral das regiões Sudeste e Sul do Brasil, e O litoral de Portugal. Para acompanhar acesse este link.


Dia 20 de agosto – quinta-feira

A evolução da paisagem (e dos habitats) na Amazônia: resultados de simulações numéricas

Às 16h30, com transmissão neste link pelo YouTube ou pelo Google Meet, o doutorando Tacio Cordeiro Bicudo do Instituto de Geofísica (IAG) da USP vai falar como a paisagem na região da Amazônia passou por grandes mudanças devido a atuação de diferentes processos geodinâmicos. Sabe-se que o soerguimento da Cordilheira dos Andes e suas consequências na dinâmica sedimentar tiveram papel fundamental nessa evolução, guiando a formação da maior bacia hidrográfica do planeta, a bacia do Rio Amazona. O evento terá certificado de participação aos interessados. Após o término da apresentação, basta preencher o formulário aqui.

Sobre Rochas, Paisagens e Memórias na Rota do Sertão Cearense

Como parte da série Geocultura On-line, a Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Geociências (IGc) promove a palestra Sobre Rochas, Paisagens e Memórias na Rota do Sertão Cearense, com Pâmella Moura, pesquisadora de Geologia Ambiental, membro do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo do IGc e coordenadora da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro. A transmissão acontecerá às 18 horas, neste link.


Dia 21 de agosto – sexta-feira

Saúde Global e Covid-19 – Por que Chegamos aqui? Como vamos sair?

Webinar que acontece às 10 horas, com transmissão neste link, é uma parceria do Brazil LAB at Princeton University e da Faculdade de Medicina (FM). Para debater o assunto participam João Biehl, professor de Antropologia e diretor do Brazil LAB na Princeton University; Richard Parker, professor emérito de Ciências Sociomédicas e Antropologia da Comubia University e professor visitante sênior do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ; e Deisy Ventura, professor titular de Ética e coordenadora em Saúde Global e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública (FSP). Os mediadores são José Ricardo Ayres e Nelson Gouveia, ambos da FMUSP.

Lamarck e Seu Tempo: O Que Ele Realmente Pensava Sobre Evolução

Com início às 11 horas, o Grupo de Pesquisa sobre História da Ciência, Epistemologia e Medicina do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA) promove o evento on-line Lamarck e Seu Tempo: O Que Ele Realmente Pensava Sobre Evolução. O objetivo é discutir sobre as condições da ciência na época da proposta de Lamarck, incluindo a origem das espécies, qual a concepção de ciência mais aceita, como ele elaborou sua teoria, quais seus principais aspectos e como ela foi recebida pelos seus coetâneos. A palestrante será a bióloga e especialista em História da Ciência Lilian Al-Chueyr Pereira Martins, professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), e o moderador será Gildo Magalhães dos Santos Filho, também do IEA. A transmissão será neste link.

Economia Brasileira Frente à Pandemia de Covid-19

Às 11 horas, a programação do ciclo de palestras on-line da Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Medicina (FM) apresenta o economista Maílson da Nóbrega que irá tratar do tema Economia Brasileira Frente à Pandemia de Covid-19. A transmissão poderá ser acompanhada pela plataforma BlueJeans neste link (é necessário instalar o aplicativo de videoconferência).

Periferias, Religiões e Estado Laico

Webinar promovido pelo Grupo de Pesquisa nPeriferias do Instituto de Estudos Avançados (IEA) vai discutir o papel que as religiões têm desempenhado na sociedade brasileira nos últimos anos, sobretudo no período pós-redemocratização. Participam Carly Machado (UFFRJ e UERJ), Claudia Alexandre (jornalista), Juliana Ogawa (Secretaria de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo) e Juliano Aparecido Rinck (Uninove). O evento será às 14 horas, com transmissão neste link.

Segurança Pública na Pandemia: Ações Policiais em Tempos de Crise

A partir das 15 horas, o Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (Nupri) do Instituto de Relações Internacionais (IRI) promove o painel on-line Segurança Pública na Pandemia: Ações Policiais em Tempos de Crise, com a participação de Renata Avelar Giannini, do Instituto Igarapé; Paulo Ramos, do Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap); e Glauco Carvalho, coronel da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
A transmissão poderá ser acompanhada pela plataforma Zoom, neste link.

VIII Seminário Humanidade em Tempo de Pandemia

No começo da pandemia do novo coronavírus muitas pessoas comentavam que esta experiência serviria para a humanidade em geral tornar-se mais solidária e colaborativa entre si. Mas, além da desigualdade social, a pandemia tem deixado à mostra muita intolerância e preconceito racial e social. Para abordar esta questão, o convidado do VIII Seminário Humanidade em Tempo de Pandemia é o professor Renato Janine Ribeiro, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), no qual ele vai discutir A Pandemia Vai nos Deixar Melhores ou Piores? O evento será realizado às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal da FFLCH no YouTube neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.