RoboWeekend promove debates sobre atualidade e futuro da robótica

Evento promovido pelo grupo Semear e pelo Centro de Robótica da USP em São Carlos debate robótica na medicina, a evolução no uso de drones e como fica o mercado de trabalho com o aumento de sistemas robotizados

 15/06/2021 - Publicado há 4 meses
Uso de drones é um dos temas em debate no evento – Foto: Freepik

.
O RoboWeekend é um final de semana com webinars e rodas de conversa sobre temas relacionados à robótica e tecnologia, promovidos pelo Grupo Soluções em Engenharia Mecatrônica e Aplicação na Robótica (Semear) e pelo Centro de Robótica da USP em São Carlos. Em sua terceira edição, o evento será realizado entre os dias 18 e 20 de junho e será transmitido ao vivo no Canal do Semear no YouTube. Para participar do evento não é necessária nenhuma inscrição prévia, basta acessar a transmissão neste link.

A abertura do evento terá como tema a Robótica Colaborativa na Medicina, mostrando um dos diversos contextos em que a robótica é aplicada. Para expor esse assunto, contaremos com a participação dos professores Hélio  Machado e Glauco Caurin, que falarão sobre a importância da robótica na cirurgia neurológica e da colaboração entre cirurgiões e robôs, com todas as tecnologias envolvidas, mostrando o trabalho feito em complexas intervenções para tratamento de lesões que provocam epilepsia na infância.

O segundo dia será voltado às relações entre robôs e seres humanos, interação que, com o rápido avanço da tecnologia, tem se tornado cada vez mais presente, em redes sociais, sites, aplicativos e mais uma infinidade de aplicações. Essa crescente realidade leva a alguns questionamentos: eles substituirão o homem nos seus empregos? Como funcionaria essa relação de trabalho? O debate terá participação de Adam Moreira e Daniel Tozadore, que discutirão a presença da robótica na atualidade e suas perspectivas para o futuro. Além deles, também participam representantes da 5ERA, empresa de robôs humanoides brasileira, que falarão sobre a interação direta de seres humanos com um robô e compartilharão as suas experiências.

O terceiro dia tratará de robótica aérea, abordando os drones como uma realidade na sociedade, aplicados nos mais diversos contextos como na área militar, na agricultura e no transporte. A palestra terá a apresentação da professora Kalinka Regina com o tema Segurança em Internet das Coisas Voadoras, Pesquisa e Desafios. Contaremos também com a equipe Flying U2 abordando o tema UAVs (Veículos Aéreos não Tripulados), seus desafios, aplicações e perspectivas para a indústria e pesquisa na área.
.

.


RoboWeekend

18 a 20 de junho de 2021
Transmissão pelo YouTube: https://www.youtube.com/roboweekend

Facebook: www.facebook.com/roboweekend
Instagram: www.instagram.com/roboweekend
LinkedIn: www.linkedin.com/showcase/roboweekend

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.