Representantes de programas de pós-graduação em biodiversidade divulgam carta sobre novo presidente da Capes

Assinam a carta aberta 82 coordenadores e vice-coordenadores de 81 programas de pós-graduação em biodiversidade do País

07/02/2020 - Publicado há 4 anos

Biodiversidade brasileira – Fotomontagem: Jornal da USP

Coordenadores e vice-coordenadores de 81 programas de pós-graduação em Biodiversidade, em carta aberta, expressaram preocupação com a nomeação de Benedito Guimarães Aguiar Neto como presidente da Capes. A apreensão, segundo os signatários, vem da convicção de Aguiar Neto a respeito da relevância do estudo e consequente ensino do chamado “Design Inteligente”.  A preocupação, dizem,  mais do que uma disputa que poderia ser puramente “acadêmica”, é de que a área de Biodiversidade, uma das maiores da Capes em número de programas, seja desprestigiada, dado que utiliza a evolução biológica como fio condutor em pesquisas e no ensino em todos os seus programas. Abaixo, leia a carta na íntegra.

6 de fevereiro de 2020.

À Vossa Excelência,

Sr. Abraham Bragança de Vasconcellos Weintraub

Excelentíssimo Senhor Ministro,

Com a concordância dos colegiados dos respectivos Programas de Pós-Graduação os 81 programas nacionais listados abaixo, pertencentes à área de Biodiversidade, supervisionados e assessorados pela  Coordenação de  Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior – Capes, vêm a público expressar preocupação com a nomeação do Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto como presidente da referida agência.

O fato gerador da genuína apreensão vem da convicção do Dr. Aguiar Neto a respeito da relevância do estudo e consequente ensino do chamado “Design Inteligente”. Sendo reconhecidamente classificado como não-ciência, o Design Inteligente argumenta que, dada a complexidade da diversidade biológica presente em nosso planeta, esta não poderia ser fruto da evolução biológica sendo, portanto, conduzida (ou criada) por um arquiteto, ou “designer”. O Design Inteligente é uma derivação do criacionismo e não possui embasamento científico, não sendo portanto objeto de estudos que utilizam metodologia científica defensável. Consequentemente, o ensino do Design Inteligente como “ciência” na universidade ou em outros níveis educacionais, em geral utilizado como um contraponto ou alternativa à ideia de evolução, não possui embasamento científico e, portanto, a dicotomia entre evolução biológica e Design Inteligente não existe, visto que ambos estão estruturados sobre alicerces distintos (ciência, no caso da evolução biológica, e não ciência, no caso do último).

A preocupação dos Programas de Pós-Graduação reunidos nesta manifestação, mais do que uma disputa que poderia ser puramente “acadêmica”, é de que a área de Biodiversidade, uma das maiores da Capes em número de programas, seja desprestigiada, dado que utiliza a evolução biológica como fio-condutor em pesquisas e no ensino em todos os seus Programas. A evolução biológica possui amplas evidências científicas, e a sua negação ou relativização (com o contraponto do Design Inteligente) poderá acarretar um prejuízo imensurável na compreensão de fenômenos atuais de grande importância, como a origem da biodiversidade e estratégias para sua conservação, na compreensão de mecanismos de surgimento de “super-doenças” causadas por microorganismos resistentes a antibióticos, assim como na produção de alimentos, entre outros temas de grande relevância nacional e internacional. O uso do Design Inteligente como contraponto à ideia de evolução em nada ajuda na nossa compreensão da natureza e dos seus fenômenos, do ponto de vista científico.

O que se espera de quem chefia a coordenação da pós-graduação em nosso país é que tenha um pensamento condizente com aquele que norteia os estudantes e orientadores que produzem as dissertações e teses financiadas pela CAPES e as publicações oriundas das mesmas, uma chefia com o pensamento calcado no método científico e no respeito ao status da evolução biológica como fato e não apenas uma hipótese. Desejamos que as opiniões pessoais do presidente da CAPES sobre o tema acima exposto não afetem o prestígio e a viabilidade do trabalho de milhares de profissionais e estudantes empenhados por um futuro próspero e ecologicamente saudável do nosso país.

Respeitosamente,

Milton Groppo- Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada – FFCLRP/USP

Tomas Ferreira Domingues – Vice-coordenador – Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada – FFCLRP/USP

Martín Pareja – Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UNICAMP.

Fernando Jerep – Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UEL.

Ariovaldo P. Cruz-Neto – Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Área de Zoologia, UNESP, Campus de Rio Claro, SP.

Daniela Rodrigues – Coordenadora – Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFRJ.

Pablo Ariel Martinez, Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da UFS.

Rosana Tidon – Coordenadora – Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UnB.

Michelle Klautau – Coordenadora – Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva, Instituto de Biologia, UFRJ

Bruno C. Bellini – Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Sistemática e Evolução da UFRN.

Eduardo A. B. Almeida – Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Entomologia, FFCLRP/USP, Ribeirão Preto, SP.

Bráulio A. Santos – Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UFPB

João Augusto Alves Meira Neto – Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Botânica da UFV

André Andrian Padial, Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da UFPR.

Francisco Langeani Neto – Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da UNESP, São José do Rio Preto, SP.

Gladstone Alves da Silva, Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos da UFPE

Thiago José de Carvalho André – Coordenador Adjunto – Programa de Pós Graduação em Biodiversidade, Ufopa, Santarém, PA.

Thaísa Sala Michelan – Coordenadora – Programa de Pós-Graduação em Ecologia. UFPA.

Eliana Cazetta – Coordenadora – Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, UESC.

Roger Paulo Mormul – Coordenador – Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais. UEM.

Rodrigo Ferreira Fadini – Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, UFOPA.

Fabiana Schneck – Coordenadora – Programa de Pós-Graduação em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais. FURG.

Doriedson Ferreira Gomes – Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores. UFBA.

Michael John Gilbert Hopkins – Coordenador – Programa de Pós Graduação em Biologia (Botânica).  INPA.

Rosaly Ale-Rocha – Coordenadora – Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Entomologia). INPA.

Victor Goyannes Dill Orrico – Coordenador – Programa de Pós Graduação em Zoologia, UESC.

Tiago Kütter Krolow – Coordenador – Programa de Pós Graduação em Biodiversidade, Ecologia e Conservação. UFT.

Carmen Sílvia Fernandes Boaro – Coordenadora – Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Botânica). UNESP

Sueli Maria Gomes – Coordenadora – Programa de Pós-Graduação em Botânica. UnB.

Marileide Dias Saba – Coordenadora Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal da UNEB

Ricardo Ildefonso de Campos – Coordenador da Pós Graduação em Ecologia da UFV.

Yule Roberta Ferreira Nunes – Coordenadora – Programa de Pós-graduação em Botânica Aplicada da UNIMONTES.

Mauricio O. Moura  – Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Entomologia, UFPR, Curitiba, PR.

Carlos José Einicker Lamas – Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade, MZUSP, São Paulo, SP.

Rodolfo Mariano Lopes da Silva – Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Sistemas Aquáticos Tropicais, UESC.

Camila C. Ribas, Coordenadora, Programa de Pós Graduação em Ecologia, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA.

Adalberto J. Santos – Coordenador – Pós-graduação em Zoologia, UFMG, Belo Horizonte, MG

Nathan Oliveira Barros – Coordenador – Pós-graduação em Ecologia, UFJF, Juiz de Fora, MG

Diogo B. Provete – Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS

Cleber Galvão – Coordenador do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Saúde, IOC-FIOCRUZ

Luciano F. A. Montag – Coordenador – Programa de Pós-graduação em Ecologia Aquática e Pesca (PPGEAP – UFPA)

Luiz Fernando Duboc – Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBT – UFES)

Cristiano Agra Iserhard – Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, Universidade Federal de Pelotas (PPGBA – UFPel)

Eduardo Bezerra de Almeida Júnior – Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC – UFMA)

Michel V. Garey – Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBN – Unila)

Pedro Fiaschi – Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas, Universidade Federal de Santa Catarina (PPGFAP – UFSC)

Renata Hanae Nagai – Coordenadora – Programa de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos, Universidade Federal do Paraná (PGSISCO – UFPR)

Marcos Pérsio Dantas Santos – Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Zoologia da UFPA/MPEG

Vidal de Freitas Mansano – Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Botânica do JBRJ / ENBT

Alessandra Selbach Schnadelbach – Coordenadora – Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução, Universidade Federal da Bahia  – UFBA

Andrea Ferreira da Costa – Coordenadora – Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Botânica) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGBot/MN/UFRJ)

Douglas Silva Domingues – Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) da UNESP, Rio Claro, SP.

Gilson Carvalho – Coordenador –  PPG Profissional em Ecologia – IBIO/UFBA, Bahia

Taissa Rodrigues Marques da Silva – Coordenadora – Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas,  UFES

Lucas Del Bianco Faria – Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada, UFLA.

Sandra Cristina Müller – Coordenadora – Programa de Pós-Graduação em Ecologia, UFRGS

Alessandra Fidelis – Coordenadora – Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biodiversidade, UNESP, Rio Claro.

Marcelo Vallinoto – Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental, UFPA.

Daniel Brito – Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal, UFG.

Rosana Mazzoni – Coordenadora – Programa de Pós Graduação em Ecologia e Evolução, UERJ

José Julio de Toledo – Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical – UNIFAP

Samantha Koehler – Coordenadora – Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal – UNICAMP

Adriano Paglia – Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre, ICB-UFMG

Leonardo Lessa, Coordenador – Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, UFVJM

José Alexandre Felizola Diniz Filho, Coordenador, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução, UFG

Gustavo Muniz Dias, Coordenador, Programa de Pós-Graduação em Evolução e Diversidade, UFABC

Francisca Soares Araujo, Coordenadora, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, UFC

Rogério Vieira Rossi, Coordenador, Programa de Pós-Graduação em Zoologia, UFMT

Lúcia Mateus, Coordenador, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, UFMT

Paulo Eugênio Oliveira, Coordenador, PPG Ecologia e Conservação de Recursos Naturais, UFU.

Thiago Gonçalves Souza, Coordenador, PPG Etnobiologia e Conservação da Natureza, UFRPE.

Roberto Ferreira Artoni, Coordenador, PPG Biologia Evolutiva, Associação Ampla entre UEPG e UNICENTRO

Reyjane Patricia de Oliveira, Coordenadora, Programa de Pós-Graduação em Botânica, Departamento de Ciências Biológicas, UEFS

Angela Pierre Vitoria, Coordenadora, Programa de PG em Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Aguinaldo Nepomuceno, Coordenador, Programa de Pós-Graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros (UFF)

Andrea Santarosa Freire, Coordenadora, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Campus Universitário Trindade, UFSC Florianópolis SC

Ben Hur Marimon Junior, Coordenador, Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação da UNEMAT, Campus de Nova Xavantina, UFMT

Marcos Barbeitos, Coordenador, Programa de Pós Graduação em Zoologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Alexandre Dias Pimenta, Coordenador, Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Zoologia), Museu Nacional – UFRJ

Maria Teresa Buril, Coordenadora, Programa de Pós-Graduação em Botânica, UFRPE

Eduardo Eizirik, Coordenador, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade, PUCRS

Airton Torres Carvalho, Coordenador, Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação da UFRPE/UAST.

(Assinam 82 coordenadores e vice-coordenadores, representando 81 programas, com a concordância dos docentes dos respectivos programas de pós-Graduação).