.
As interrelações entre novos fenômenos demográficos e o mundo do trabalho são tema de um evento gratuito do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP no dia 30 de julho, às 14 horas, com transmissão on-line pela internet neste link. É possível acompanhar também presencialmente na Sala Alfredo Bosi do IEA, na Rua Praça do Relógio, 109, no campus do bairro do Butantã, em São Paulo. Para participar, não há necessidade de inscrição.
O tema do evento parte da ideia de que o Brasil tem recebido nos últimos anos migrantes de países vizinhos, como Bolívia, Colômbia, Cuba, Haiti, Venezuela, entre outros, e de outros países fora do continente, devido a crises políticas, econômicas e sociais em seus países de origem. Apesar da Lei de Migração de 2017 (que substituiu o antigo Estatuto do Estrangeiro), que busca garantir direitos e condições adequadas para os imigrantes, são significativas as barreiras para a plena e digna integração dos imigrantes no Brasil. São barreiras linguísticas, diferenças culturais, preconceitos, racismo e xenofobia que podem dificultar a adaptação e a inclusão social, abrindo a porta para os processos de vulnerabilização.
Com a presença de palestrantes estrangeiros, migrantes militantes e pesquisadores do tema, haverá análises multi e interdisciplinares que buscarão contribuir para a construção de políticas públicas mais justas e mais alinhadas com as normas internacionais do trabalho e com os direitos fundamentais.
Promovido pelo Observatório dos Impactos das Novas Morfologias do Trabalho sobre a Vida e Saúde da Classe Trabalhador, o evento terá como convidados Silvana Aparecida de Souza, professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Handerson Joseph, doutor em Antropologia Social, professor e pesquisador haitiano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Yulliam Roxana Moncada Varela, jornalista, migrante e doutoranda venezuelana, também da Unioeste; e Gil Sander Joseph, pesquisador haitiano, da Princeton University, dos Estados Unidos. A abertura será realizada por René Mendes, do IEA, e a coordenação e moderação do debate é de Wendy Ledi, pesquisador haitiano, também do IEA.
Para acompanhar a transmissão do evento Migração Internacional e Trabalho no Brasil Contemporâneo clique aqui.