Reitor da USP ministra conferência em evento internacional na Colômbia

A Universidad Antonio Nariño foi sede de um encontro de universidades latino-americanas, que reuniu mais de 150 líderes para discutir os desafios das instituições da região

11/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 13/07/2017 as 14:39
2016 07 11 Zago
O reitor Marco Antonio Zago fez uma conferência sobre os desafios atuais e futuros para as instituições latino-americanas – Foto: Divulgação

A Universidad Antonio Nariño foi a sede de um encontro de universidades latino-americanas, que reuniu mais de 150 líderes para discutir os desafios das instituições da região para alcançar o padrão de universidades consideradas de classe mundial.

O evento foi promovido pela consultoria britânica de educação superior The Times Higher Education (THE), entre os dias 6 e 8 de julho, na cidade de Bogotá, na Colômbia. O reitor Marco Antonio Zago foi um dos palestrantes do encontro e, no dia 7, fez uma conferência sobre os desafios atuais e futuros para as instituições latino-americanas.

A THE é responsável pela elaboração de rankings internacionais de universidades, dentre os quais: The World University Ranking, The World Reputation Ranking e, o mais recente deles, The Latin America Ranking, que classifica as 50 melhores universidades da América Latina e que foi divulgado durante o evento.

No encontro, foram discutidos temas como a avaliação de qualidade da educação, o estabelecimento de redes globais de colaboração, internacionalização no contexto universitário da América Latina, pesquisa, inovação, desenvolvimento e expansão sustentável, gestão do conhecimento e empregabilidade.

2016 07 11 Zago II
O reitor (à esq.) recebeu o certificado que classifica a USP como a melhor universidade da América Latina das mãos do editor do ranking da THE, Phil Baty – Foto: Divulgação

“Há características específicas que distinguem as universidades na América Latina de instituições similares ao redor do mundo em termos de cultura e em relação às suas necessidades?”, indagou o reitor da USP, no início de sua apresentação. Segundo ele, as palavras-chave para entender a América Latina e o Brasil são heterogeneidade e complexidade.

Zago elencou como três os principais desafios que as universidades latino-americanas enfrentam hoje. São eles: permitir acesso a todos os estudantes, independentemente de aspectos sociais, econômicos ou étnicos; proporcionar ensino de qualidade, com avaliação e certificação externa, e que leve em consideração as necessidades locais e globais; e fortalecer o papel da pesquisa, para que seja competitiva globalmente e também pertinente ao contexto local e regional.

2016 07 11 Zago III
O reitor da USP e a reitora da Universidad Antonio Nariño, Marta Losada Falk, assinaram uma carta de intenções de colaboração acadêmica – Foto: Divulgação

Sobre os rankings, o dirigente foi enfático ao afirmar que “embora devamos reconhecer a contribuição das classificações globais para a melhoria da qualidade das instituições de ensino superior, elas não podem substituir o planejamento e avaliação local, que enfatiza o impacto nacional e regional das universidades latino-americanas”.

Relações internacionais

Em Bogotá, o reitor da USP e a reitora da Universidad Antonio Nariño, Marta Losada Falk, assinaram uma carta de intenções de colaboração acadêmica, visando ao desenvolvimento de intercâmbio e atividades conjuntas de ensino, pesquisa, extensão e mobilidade de professores e de estudantes.

A carta é parte do processo anteriormente iniciado com a assinatura do acordo entre a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP e a Faculdade de Eletrônica e Engenharia Biomédica da instituição colombiana.

Zago também esteve com o reitor da Universidad de Antioquia, Mauricio Alviar Ramirez, para tratar de uma futura parceria acadêmica bilateral nas áreas de economia, agronomia, saúde e engenharia.

Da Assessoria de Imprensa da USP