Raios cósmicos são protagonistas de exposição gratuita em São Carlos

Visitantes terão acesso a óculos 3D de realidade virtual e poderão conhecer uma câmara detectora de múons

 25/06/2019 - Publicado há 5 anos
Além de apontar as diferentes interações dos raios cósmicos, mostra reúne informações sobre desenvolvimento da física no Brasil – Foto: Divulgação/CDCC

.

Você já deve ter visto imagens de uma aurora boreal – ou, quem sabe, até mesmo já teve a oportunidade de ver o fenômeno de perto em países como Noruega ou Finlândia. Mas talvez você não saiba que este efeito luminoso no céu se dá devido à interação de raios cósmicos. Em São Carlos, uma exposição gratuita inaugurada nesta semana se dedica justamente a explicar o que são os raios cósmicos e convida os visitantes a conhecerem o mundo da física de partículas e da astrofísica de altas energias.

A exposição Raios! Mensageiros do Cosmos está aberta no Observatório Dietrich Schiel, um observatório astronômico ligado ao Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP.

+ Mais

Em São Carlos, USP tem espaço dedicado à ciência e à educação

Os visitantes terão acesso a uma câmara detectora de múons, tipo de partícula produzida pelo decaimento de raios cósmicos; óculos de realidade virtual com simulação em 3D de um campo com centenas de telescópios Cherenkov; vídeos sobre as principais fontes de raios gama; e uma linha do tempo mostrando os principais desenvolvimentos sobre o tema no Brasil e no exterior. Também há um espaço infantil, onde as crianças podem assistir a episódios de uma animação composta com três personagens que explicam conceitos da exposição.

A exposição foi idealizada pelos professores Cibelle Celestino Silva e Luiz Vitor de Souza Filho, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, e pelo astrônomo Gustavo Rojas, da UFSCar, com projeto expográfico da arquiteta Bianca M. Habib Silva.

A professora Cibelle explica que raios cósmicos são partículas que vêm de objetos astrofísicos próximos ou distantes. “Eles podem ser de vários tipos, como elétrons, prótons, núcleos atômicos e até mesmo raios gama, os personagens principais dessa exposição.” As interações de raios cósmicos mais conhecidas são as auroras boreal e austral, que são resultado da interação de partículas produzidas no Sol com o campo magnético da Terra.

A exposição é parte de um projeto temático da Fapesp, coordenado pelo professor Luiz Vitor de Souza Filho. O objetivo é o estudo de astrofísica de partículas e a construção de instrumentos a serem utilizados na colaboração internacional Cherenkov Telescope Array (CTA) – trata-se de um consórcio mundial, composto de dezenas de países, incluindo o Brasil, que visa à construção de dois conjuntos de centenas de telescópios que detectam luz Cherenkov no Chile e nas Ilhas Canárias. “Essa luz é produzida por partículas carregadas que se movem na atmosfera; é uma luz bem fraquinha, por isso são necessários muitos telescópios operando em conjunto para detectá-la”, explica Cibelle.

A exposição pode ser visitada de sexta-feira a domingo, das 20 às 22 horas, no Observatório Dietrich Schiel, localizado na entrada da Rua Carlos Botelho no campus da USP em São Carlos.

Com informações do CDCC


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.