Rádio USP e Canal USP transmitem correção ao vivo da 1ª fase da Fuvest neste domingo

Vestibulandos podem acompanhar os comentários de professores do curso pré-vestibular MedEnsina a partir das 20 horas pelo Canal USP no Youtube ou pelo streaming da Rádio USP

09/12/2021 - Publicado há 2 anos
Arte sobre foto/USP Imagens

.
A partir das 20 horas deste domingo, 12 de dezembro, os candidatos que realizarem a prova da primeira fase da Fuvest poderão acompanhar a correção ao vivo realizada pelos professores do curso pré-vestibular MedEnsina. A transmissão será pelo Canal USP no Youtube e pela Rádio USP na internet neste link ou na frequência 97,3 FM em São Paulo e 107,9 FM em Ribeirão Preto.

Durante a transmissão, representantes da diretoria executiva da Fuvest vão fazer um balanço do dia de provas enquanto os professores do cursinho se preparam para a correção. Eles começam a análise assim que a Fuvest libera as provas, horário que pode variar, e vão entrando na transmissão conforme as equipes de cada disciplina termina a correção.

Cinderela Caldeira, editora de jornalismo da Rádio USP – Foto: Arquivo pessoal

“É um trabalho complexo tanto da equipe de mídias da USP quanto dos professores do MedEnsina que precisam organizar as entradas em tempo real, conforme as provas vão sendo liberadas pela Fuvest e pelos professores, além de lidar com os candidatos interagindo no chat”, destaca Cinderela Caldeira, editora de Jornalismo da Rádio USP e de Atualidades do Jornal da USP, que também coordena os trabalhos durante a correção.

Haverá cerca de 50 pessoas envolvidas no dia, incluindo os professores do cursinho e profissionais das mídias USP, de acordo com Cinderela. O trabalho é realizado há mais de 20 anos pela Rádio USP em parceria com cursinhos populares e desde o ano passado conta também com a transmissão no Canal USP, que somou mais de 30 mil visualizações nos vídeos de correção da primeira e da segunda fase da Fuvest 2021.

Formado por alunos da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), o cursinho MedEnsina mantem a parceria desde 2002 com a Rádio USP para avaliar os exames. O curso pré-vestibular é gratuito e recebe inscrições para o próximo ano, confira no site www.medensina.com e siga o cursinho no Facebook: www.facebook.com/MedEnsina.

Para não perder a correção pelo YouTube, inscreva-se no Canal USP neste link, ative o ícone do sininho ou o lembrete abaixo do vídeo da live para ser avisado assim que tiver início. Ou também acesse diretamente a transmissão abaixo:

Orientações para os candidatos

A Fuvest manteve para este ano uma série de medidas sanitárias para preservar a saúde dos candidatos em relação à covid-19. São medidas como o uso de máscaras cobrindo nariz e boca, o distanciamento entre os candidatos, uso de álcool em gel e a proibição de alimentação dentro das salas.

Além de orientar sobre os protocolos gerais, a Fuvest pede que os candidatos sigam o calendário de vacinação contra a covid-19 e caso estejam sintomáticos ou suspeitem de estarem com a covid-19 não compareçam ao exame. A entidade divulgou um manual disponível neste link com todas as orientações de biossegurança.

A prova da primeira fase neste domingo terá 90 questões em formato de múltipla escolha nas disciplinas de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química. Os portões abrem às 12 horas e fecham às 13 horas, horário que se inicia a prova. Para saber o local de prova, o candidato deve consultar o site da Fuvest, informar e-mail ou CPF e a senha. É recomendado visitar o local da prova com antecedência e calcular o tempo necessário de deslocamento.

O candidato não pode esquecer de levar três itens obrigatórios: documento de identidade original, caneta azul e máscara facial. É permitido o uso de lápis ou lapiseira para rascunho, assim como borracha, apontador e régua transparente, além de água e alimentos leves.

Não é permitido utilizar ou manipular no local de prova aparelhos celulares ou qualquer outro tipo de equipamento. Também não poderão ser usados relógios (a Fuvest informa aos candidatos o tempo restante para o final do exame). Para saber mais detalhes, consulte o Manual do Candidato.

Mais de 100 mil vestibulandos

Para a Fuvest 2022, estão inscritos 101.026 candidatos e 9.357 “treineiros”, totalizando 110.383 vestibulandos. Eles realizam as provas em 119 locais distribuídos em 34 cidades do Estado de São Paulo.

A Universidade oferece 11.147 vagas em diversos cursos de graduação e, dessas, 8.211 são destinadas ao vestibular organizado pela Fuvest. As outras 2.936 vagas são reservadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), organizado pelo Ministério da Educação por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A divulgação da lista de convocados e dos locais de prova da 2ª fase será no dia 20 de dezembro, no site da Fuvest. As provas da 2ª fase devem acontecer nos dias 16 e 17 de janeiro de 2022.