Detalhe de aula de cursinho sendo ministrada em sala da Escola Politécnica - Foto: Cecília Bastos/Jornal da USP

Quer estudar em um cursinho da USP? Pré-vestibulares abrem inscrições para 2022

Organizados por alunos da USP, MedEnsina e Cursinho da FEA oferecem vagas em cursos gratuitos de preparação para os principais vestibulares de 2022; inscrições vão até janeiro

 30/11/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 17/05/2023 as 20:52

Valentina Moreira

Vai prestar o vestibular em 2022? Em dois cursinhos pré-vestibulares da USP a preparação já começou. No
MedEnsina
e no Cursinho da FEA estão abertas as inscrições para as turmas do ano que vem. Ambos oferecem curso extensivo gratuito para estudantes de baixa renda, e utilizam análise socioeconômica como critério para ingresso.

Apesar de acontecerem dentro da USP, o conteúdo ministrado nos cursinhos é voltado para todos os vestibulares, inclusive para o Enem. Saiba o que eles oferecem e o que é necessário para participar do processo seletivo.

MedEnsina

Pré-vestibular organizado por alunos da Faculdade de Medicina da USP, responsáveis por ministrar as aulas oferecidas no curso

Processo

Ao todo serão disponibilizadas 270 vagas para o curso presencial e totalmente gratuito de preparação para o vestibular. Podem participar da seleção estudantes que já concluíram ou vão concluir o Ensino Médio no ano que vem. Os candidatos têm até o dia 18 de janeiro para se inscreverem pelo site: https://www.medensina.com/processo-seletivo

A seleção dos alunos para a turma de 2022 será realizada por meio de uma prova e de uma avaliação socioeconômica, que conta com um sistema de reserva de vagas para pessoas pretas, pardas e indígenas, pessoas transgênero e pessoas com deficiência.

A prova, que corresponde a 20% da nota para a classificação do aluno, abordará fundamentalmente interpretação de texto e lógica, além de conteúdos básicos das disciplinas do currículo do Ensino Médio. O exame será presencial: nos dias 22 e 23 de janeiro de 2022, na cidade de São Paulo.

Já a avaliação socioeconômica corresponde a 80% da nota para a classificação e será feita a partir do preenchimento de um formulário on-line. 

As aulas começam em 18 de fevereiro de 2022, de segunda a sexta-feira, no período da noite, e devem se encerrar na metade do mês de dezembro, após o término das primeiras fases dos principais vestibulares.

Aos sábados, serão realizados simulados. Os conteúdos abordados serão as matérias do Ensino Médio, com foco principal no Enem e na Fuvest.

Turma de preparação para o vestibular do MedEnsina, 2019 - Foto: Divulgação/MedEnsina

História

O MedEnsina foi criado por alunos da Faculdade de Medicina da USP, que são responsáveis por ministrar as aulas oferecidas no curso. O projeto tem o diferencial de aproximar o vestibulando ao ambiente da Universidade.

Além de material do sistema de ensino Poliedro, os participantes podem participar de atividades opcionais fora do horário de aula, como as tutorias de redação e exatas, o plantão de dúvidas, as aulas de reforço e o apoio psicológico. Tudo isso sem nenhum custo aos matriculados. 

“Pelo MedEnsina já passaram mais de 4 mil alunos, que tiveram a oportunidade de receber um curso preparatório para o vestibular gratuitamente! Os professores são voluntários e não há qualquer taxa durante o curso”, explica Mariana Ingrid Silva, aluna da Faculdade de Medicina da USP e diretora de mídia do MedEnsina.

Em 2022, as atividades estão programadas presencialmente na Faculdade de Medicina da USP, localizada na Avenida Doutor Arnaldo, número 455, no subsolo, em frente ao Metrô Clínicas

Cronograma da seleção do MedEnsina: 

  • 12/11/2021 até 18/02/2022 — Inscrição
  • 21/01/2022 — Divulgação dos locais e datas da Prova de Seleção
  • 22/01/2022 e 23/01/2022 — Prova
  • 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2022 — Avaliação socioeconômica
  • 07/02/2022 até 11/11/2022 — Entrevista com candidatos classificados na prova e avaliação socioeconômica
  • 14/02/2022 e 15/02/2022 — Matrícula
  • 18/02/2022 — Início das aulas

Cursinho FEA-USP

Voltado para alunos de baixa renda do 3º ano do Ensino Médio, o cursinho oferece 120 vagas gratuitas no curso extensivo

Ingresso

O público-alvo do pré-vestibular são alunos do 3º ano ou que já concluíram o Ensino Médio. Por isso, quem estive no 2° ano ou no 1° ano em 2022 não poderá concorrer às vagas.

Atualmente, as inscrições estão abertas para as turmas de extensivo que começam em março de 2022. Inscreva-se em: https://www.cursinhofeausp.com.br/increver-se

Para participar da primeira fase da seleção, é necessário atender aos critérios socioeconômicos e enviar a documentação exigida junto a uma carta de intenção até o dia 4 de fevereiro de 2022.

Pessoas trans e ex-alunos ganham bonificações nessa fase. 

Os classificados na primeira etapa farão uma redação para seguirem no processo.

Ainda não foi determinado se as aulas serão presenciais, mas é necessário morar no Estado de São Paulo para participar. Caso ocorra o retorno às aulas presenciais, serão disponibilizados vales-transporte para alguns alunos.

Para as turmas do início do ano, as aulas se iniciarão em 14 de março de 2022 e costumam durar até meados do mês de dezembro, com preparação para as segundas fases de vestibulares como a Fuvest.

Da rotina diária às perspectivas e sonhos de cada um, estudantes revelam parte do papel do cursinho em suas vidas, bem como o caráter transformador da educação popular

Trajetória

O Cursinho da FEA-USP existe desde 2000 e tem como objetivo garantir a democratização do ensino universitário. Para isso, as aulas são ministradas por professores contratados, com turmas durante a semana (TSE) ou aos sábados (TSA).  Os alunos têm acesso ao material de preparação do sistema de ensino Anglo, além de uma equipe com plantonistas e coordenadores. 

“O Cursinho FEA-USP está de portas abertas e gostaríamos de convidar todos a participarem do nosso Processo Seletivo para as turmas do extensivo! Nós acreditamos que com educação popular e humanizada, professores incríveis, tutoria e muitos eventos fantásticos podemos ajudar você a alcançar seus sonhos” (Felipe Dan, coordenador de Marketing do Cursinho FEA USP).

Alunos da 20ª turma de preparação para o vestibular do Cursinho da FEA-USP, tirada antes do início da pandemia - Foto: @cursinhofeausp/Instagram

Cronograma da seleção do Cursinho da FEA: 

  • 19/11/2021 até 04/02/2022 — Inscrição na primeira fase: período para o envio do questionário socioeconômico, documentação e carta motivacional
  •  08/02/2022 — Resultado parcial: serão divulgados nas redes sociais do Cursinho FEA-USP os aprovados na primeira fase
  • 09/02/2022 até 13/02/2022, até 12h — Confecção e envio on-line da Redação pelo formulário disponibilizado aos aprovados na primeira fase
  • 21/02/2022 — Resultado final
  • 07/03/2022 até 11/03/2022 — Período de matrícula
  • 14/03/2022 — Início das aulas

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.