Quer entender as
obras literárias da Fuvest?
Encontros na USP ajudam

Todos os meses, especialistas discutem principais
pontos dos nove livros exigidos no vestibular da Universidade

[Sassy_Social_Share]

22/05/2019

Texto: Crisley Santana
Arte: Beatriz Abdalla

Até novembro, uma série de encontros reunirá especialistas de literatura para explicar as obras obrigatórias do vestibular da USP 2020, organizado pela Fuvest. Ao todo, são nove palestras e cada uma discutirá um livro diferente. Os eventos são sempre às quintas-feiras, às 17 horas, na sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana, no campus Cidade Universitária da USP, em São Paulo.

O primeiro foi no dia 25 de abril sobre o livro Poemas Escolhidos, de Gregório de Matos. O próximo é no dia 27 de junho e vai falar de Quincas Borbas, de Machado de Assis. O último encontro será no dia 21 de novembro.

A iniciativa integra o projeto BBM no Vestibular, da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, em parceria com o Cursinho Popular Clarice Lispector (CPCL). Além dos encontros, parte dos livros que estão em domínio público pode ser lida on-line no site da biblioteca. Há ainda textos introdutórios sobre as obras do vestibular e videoaulas.

Para participar dos encontros é só comparecer na Rua da Biblioteca, 21, campus Cidade Universitária, Butantã, São Paulo. O local é acessível para cadeirantes e a entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição.

Cronograma das palestras

Clique nas datas para saber mais sobre os livros

27

Quincas Borba

25

A Relíquia

15

O Cortiço

29

Claro Enigma

26

Angústia

10

Minha Vida
de Menina

24

Sagarana

21

Mayombe

27 de junho*

Quincas Borba, de Machado de Assis

Assim como o famoso Memórias Póstumas de Brás Cubas, este livro faz parte do gênero realista. Publicado em 1892, analisa, por meio do personagem Rubião, como o dinheiro e o extremo apego às aparências podem levar a complexas consequências.

Livro disponível na BBM Digital: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/5251
Videoaula não disponível

*o encontro seria no dia 30 de maio, mas foi adiado em virtude das paralisações previstas para a data

25 de julho

A Relíquia, de Eça de Queirós

Por meio do personagem Teodorico, o Raposão, e sua tia Dona Patrocínio, o escritor português explora e aponta a hipocrisia dos moralistas. Para garantir a tutela de sua tia rica e permanecer concorrendo à herança que ela deixaria, Teodorico precisa viver mascarando sua personalidade, até que a chegada de uma relíquia inesperada muda os rumos do seu destino.

Livro não disponível na BBM Digital
Videoaula não disponível

15 de agosto

O Cortiço, de Aluísio Azevedo

Observada por meio de uma ótica científica, a realidade retratada nesta obra traz o melhor exemplo do gênero naturalista brasileiro. O autor utiliza o contexto de transformação urbana do Rio de Janeiro da época para explorar os instintos animalescos que existem em cada ser humano. Por meio das personagens, analisa também como o ambiente é capaz de modificar a personalidade e a moral dos indivíduos.

Livro disponível na BBM Digital: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/4817
Videoaula: https://youtu.be/oxULa5XKuBo

29 de agosto

Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade

Seis partes dividem os 42 poemas que constituem esta obra publicada no ano de 1951. Se na fase anterior, Drummond buscava o engajamento social por meio de obras como A Rosa do Povo (1941), nesta, passa a questionar o posicionamento que havia adotado anteriormente. Do mesmo modo, o mundo que o cerca e seu funcionamento passam a ser alvos de questionamento.

Livro não disponível na BBM Digital
Videoaula: https://youtu.be/ufINhDUeYJg

26 de setembro

Angústia, de Graciliano Ramos

Escrito durante o tempo em que ficou preso na ditadura de Vargas, Graciliano Ramos coloca, nesta obra lançada em 1936, muita relação com sua própria vida. Angústia apresenta um homem comum que não encontra mais propósito em viver. Após alguns episódios que ocorrem, Luís da Silva, funcionário público de 35 anos, passa a questionar sua existência. Trata-se de uma viagem psicológica que explora o sentimento de não pertencer ao mundo que o cerca. 

Livro não disponível na BBM Digital
Videoaula não disponível

10 de outubro

Minha Vida de Menina, de Helena Morley

Lançado em 1942 e escrito por Helena Morley, pseudônimo de Alice Dayrell Caldeira Brant, este livro possui o poder de teletransportar seus leitores para a mineira cidade de Diamantina do fim do século 19. Trata-se de um diário escrito por Helena entre 1893 e 1895. É possível encontrar descrições detalhadas da época: a mineração, a abolição da escravatura, a recente proclamação da República, além de alguns problemas sociais e econômicos enfrentados pela própria cidade. A linguagem fácil e espontânea é o que torna a obra tão distinta dos outros livros pedidos pelo vestibular. 

Livro não disponível na BBM Digital
Videoaula: https://youtu.be/tC05DHEv6nA

24 de outubro

Sagarana, de João Guimarães Rosa

Esta obra, que marca a estreia do escritor na literatura, reúne contos que possuem temas diversificados como amor, mistério e violência. Entretanto, algumas características coincidem. Como o interior do Estado de Minas Gerais, por exemplo, cenário de todos os contos. Também o valor universal dado a cada tema explorado.

Livro não disponível na BBM Digital
Videoaula: https://youtu.be/rc8iQz6ecL0

21 de novembro

Mayombe, de Pepetela

O cenário é a guerra de libertação de Angola, colônia de Portugal até os anos 1970. A obra foi escrita justamente nesta época, apesar de ter sido publicada somente em 1980. Além de abordar o contexto do conflito, explora também alguns dos fatores que levaram à guerra civil no país depois de se tornar independente. A diversidade de tribos em um mesmo território fazia companheiros de um mesmo grupo possuírem rivalidades e pendências a serem resolvidas.

Livro não disponível na BBM Digital
Videoaula: https://youtu.be/-IuuvDQo92o

Ilustrações: Reproduzidas dos respectivos livros.

[Sassy_Social_Share]